O braço de ferro entre o regulador indiano das telecomunicações (TRAI) e o Facebook conheceu hoje um novo capítulo: o serviço Free Basics vai ser suspenso. A medida aplicada na Índia não é específica para o serviço da rede social, mas a decisão acaba por abranger os planos de Internet gratuita.

O TRAI baniu do país todos os serviços que disponibilizam tarifas diferentes mediante os serviços e aplicações aos quais garantem acesso à Internet. “Por exemplo, ao consumidor não pode ser cobrado um valor diferente tendo por base o facto de navegar na rede social A ou B, ou se está a ver streaming de videos ou a fazer compras na Internet”, decretou o regulador, citado pelo Engadget.

Apesar de gratuito, o Free Basics do Facebook apenas permite acesso a um limitado conjunto de serviços Web - sendo a rede social um deles. Algo que para o TRAI viola as regras da neutralidade da Internet.

Depois da suspensão do serviço na Índia o próprio Mark Zuckeberg reagiu dizendo que o país estava a deixar para trás mil milhões de pessoas ao negar-lhes o acesso a serviços básicos de Internet.

O serviço Free Basics também está suspenso no Egipto.