Os operadores de telecomunicações de todo o mundo deverão investir um total de cerca de 72 mil milhões de dólares (52,242 mil milhões de euros) em tecnologias de banda larga móvel ao longo de 2010, num crescimento de 15 por cento face ao ano anterior.

O anúncio é feito pela GSM Association e tem por base os dados de investimento CAPEX (Capital Expenditure - o capital utilizado para adquirir ou melhorar os bens físicos de uma empresa),reunidos pelo Deutsche Bank.

A região da Ásia-Pacífico será a mais beneficiada, com os gastos a ascenderem a 43 mil milhões de dólares. Segue-se a América do Norte, com perto de 19 mil milhões de dólares, e a Europa com 14 mil milhões.

A banda larga móvel deverá totalizar 52 por cento do investimento total em infraestrutura previsto pelos operadores. A América do Norte será a região que mais apostará na tecnologia (80% do seu CAPEX).

A par do investimento, o HSPA registará um crescimento significativo. No final do ano, existirão perto de 340 milhões de ligações neste protocolo, altura em que o ritmo de crescimento será de 13 milhões de novas ligações por mês.

Do total estimado para o final de 2010, a Europa lidera, com 120 milhões de ligações, enquanto a Ásia-Pacífico soma 116 milhões e a América do Norte 58 milhões.