A Opera vai apresentar na próxima semana uma versão do seu browser para telemóveis, o Mini, para o iPhone, avançou fonte da empresa norueguesa citada pela imprensa internacional. Falta saber se será aprovado.

A demonstração terá lugar durante a feira internacional de telecomunicações Mobile World Congress, que acontece entre 15 e 18 de Fevereiro, em Barcelona (Espanha).

O software da Opera, na sua versão 4.2, é, segundo a empresa, o "mais rápido do mundo", recorrendo a tecnologia de compressão de dados, que resulta num carregamento mais rápido das páginas Web e num menor "consumo" de tráfego de dados - o que num telemóvel pode fazer muita diferença, significando menos custos para o utilizador.

A Opera afirma ainda que o Mini permite velocidades de download até seis vezes mais rápidas que o próprio browser da Apple e um volume de tráfego de dados até 10 vezes menor.

O co-fundador da empresa, Jon von Tetzchner, citado pela Reuters, disse que o software ainda não tinha sido submetido à aprovação da App Store da Apple, mas que "espera que a Apple não negue aos seus utilizadores a possibilidade de escolha no que respeita à experiência de navegação na Web".

Durante a feira internacional que começa na próxima segunda-feira a Opera Software deverá também apresentar a beta do Opera Mobile 10 para telemóveis com sistemas operativos Symbian S60, Windows Mobile e Android, para além das versões beta do Opera Mini 5 e do seu gestor de widgets para plataformas Windows Mobile e Symbian S60.