O número de portugueses que possui um telemóvel é superior a 8,4 milhões, numa taxa de posse acima dos 90%, revelam os dados do Barómetro de Telecomunicações da Marktest, relativos a Dezembro de 2009.

Os números do terceiro trimestre de 2009 apurados pela Anacom indicavam uma taxa de penetração de telemóveis de 146,2 para cada 100 habitantes, dados que são justificados pela multiplicação de equipamentos com cartões móveis, como os portáteis com banda larga, e a duplicação de terminais na posse de alguns utilizadores.

A análise da Marktest, ontem revelada, refere-se aos residentes em Portugal com 10 e mais anos e mostra um crescimento de dois pontos percentuais face ao período homólogo de 2008, quando a taxa se situava nos 88,7%.

[caption]Marktest[/caption]

Apesar de alguma homogeneidade entre as faixas etárias, são os jovens entre os 15 e os 34 anos que têm uma maior taxa de utilização dos telefones móveis, com valores acima dos 99%.

É nos mais idosos que a taxa de utilização começa a baixar, sendo inferior à média a partir dos 55 anos e caindo para 67,5% entre os portugueses com mais de 64 anos, que continuam a ser os mais desligados dos telemóveis.

Não existem também diferenças significativas quanto às regiões geográficas, embora na Grande Lisboa e Grande Porto a utilização esteja acima da média do país, aproximando-se dos 95%.

[caption]Marktest[/caption]