O Governo aprovou este sábado, em reunião extraordinária de Conselho de Ministros, um conjunto de medidas para melhorar o sistema de comunicações de emergência SIRESP.
Entre as medidas aprovadas está “a celebração de contratos específicos pela Infraestruturas de Portugal com os operadores de comunicações eletrónicas com vista a potenciar a substituição do traçado aéreo por infraestruturas subterrâneas”.
A proposta apresentada passa também pela aquisição de quatro estações móveis num investimento total de oito milhões de euros, de acordo com o anúncio feito pelo ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques.
As quatro estações móveis irão juntar-se às três existentes, distribuídas pela GNR, PSP e ANPC, mas cujo número foi sempre considerado insuficiente, face às falhas da rede de comunicações baseada em cabos aéreos, facilmente destruídos pelos incêndios e que impediam as ligações entre o comando das operações e os bombeiros e GNR, refere o Jornal de Notícias.
Foi ainda negociada uma ligação satélite, para ser associada às comunicações de emergência, funcionando como complemento e redundância à rede tradicional e irá ser acionada sempre que falhar o sistema rádio, acrescentou o responsável político.
O Governo anunciou também que tomará posição acionista no SIRESP (Rede de Emergência e Segurança), podendo inclusivamente “chegar a uma situação de posição de tomada de controlo”, refere em comunicado, e promoverá programas para enterramento de cabos aéreos e limpeza de vias.
No comunicado do Conselho de Ministros é ainda mencionada a criação, no âmbito da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, de um Programa Mobilizador de I&D “com o objetivo de reforçar o desenvolvimento de atividades de investigação e inovação destinados a incentivar e fortalecer competências e capacidades científicas e técnicas”.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários