Foi assumido desde o início que o Windows Mobile 6.5, lançado em Outubro com a renovação da imagem com o Windows Phone, era apenas um passo intermédio para a renovação do sistema operativo móvel da Microsoft, à espera da "grande mudança" que o Windows Mobile 7 traria. Agora a empresa admite que esta nova versão não deve chegar ao mercado antes do final de 2010.

O novo sistema operativo não tinha ainda uma data de lançamento formal, mas tinham sido avançadas notícias de que poderia estar disponível durante o primeiro semestre de 2010, mais concretamente em Março.

Phil Moore, responsável pela área móvel da Microsoft no Reino Unido, adiantou numa conferência em Londres que o próximo sistema operativo Windows Mobile foi atrasado para o final do próximo ano, mas que o seu lançamento está garantido, escrevem vários meios de comunicação britânicos.

Fonte da Microsoft salientou porém ao TeK que a divergência entre as datas pode estar relacionado com dois momentos: a disponibilidade do RPM do software e a chegada dos telemóveis ao mercado, já que os fabricantes de hardware precisam de alguns meses para fazer testes e iniciar a comercialização dos equipamentos.

Na mesma conferência Phil Moore admitiu que a Apple tinha reinventado as regras nesta área e que "apanhou a Microsoft a dormir". Mas promete que o Windows Mobile 7 vai surpreender, dando aos utilizadores empresariais e de consumo as funcionalidades de que necessitam, com flexibilidade e um interface de utilizador mais fácil.

O eventual atraso poderá prejudicar a Microsoft na guerra dos sistemas operativos que tem vindo a intensificar-se com o Android a ganhar músculo e a Apple a manter a sua capacidade de marketing por detrás do iPhone. A Apple pretende lançar em meados de 2010 uma nova versão do iPhone e a Google prepara o update do Android para o 2.1 para breve.