De acordo com um dos últimos relatórios publicados pela Autoridade Nacional de Comunicações, as operadoras portuguesas conquistaram cerca de 245 mil novos subscritores no espaço de um ano.  Ao todo, avança a ANACOM, o número total de clientes desta modalidade de serviços atinge já os 3,55 milhões, mais 35 mil do que o registado no último trimestre de 2016.

Neste caso, a oferta em pacote mais popular continua a ser a 5P, que oferece internet fixa, internet móvel, telefone fixo, telefone móvel e televisão. Do total de subscritores de serviços em pacote, 1,47 milhões (41,3%) opta por esta solução.

A opção de 3P é a segunda mais escolhida pelos portugueses. Estes serviços oferecem soluções de telefone fixo, internet fixa e televisão e contam já com 1,46 milhões de subscritores (41%).

tek anacom

Ambas as modalidades aumentaram o número de clientes, - em 36 mil e 25 mil, respetivamente - e sustentaram. por consequência, o crescimento registado neste último trimestre do ano.

O aumento que se verifica nos números traduz-se também no aumento das receitas. Só entre janeiro, fevereiro e março de 2017, foram gerados 440 milhões de euros com este tipo de serviços, mais 6% em comparação com o mesmo período do ano anterior.

A receita média mensal, por sua vez, fez o percurso inverso, contraindo em 1,6% face ao período homólogo e ficando agora pelos 41,57 euros.

Multas da Anacom às operadoras continuam
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Destaque ainda para a NOS que ultrapassou, pela primeira vez, a quota de subscritores da MEO. A empresa conquistou uma percentagem deste mercado de 39,4%, distanciando-se ligeiramente da concorrente que segue logo atrás com 39,2%. A Vodafone, por sua vez, voltou a ser a operadora que mais cresceu durante o primeiro trimestre do ano, tendo agora uma quota de 16,4%. O grupo Apax (NOWO), ocupa o quarto lugar com 5%.

No que toca à percentagem de receitas, a hierarquia não se reproduz nestes moldes. Neste caso, a MEO é quem mais recebe com ofertas em pacote (41,8%). A NOS fica em segundo com 39,9%, a Vodafone em terceiro com 14,2% e a Apax em quarto, com 4%.

Mais importa dizer que no final do trimestre analisado, a ANACOM concluia que "87 em cada 100 famílias [portuguesas] dispunham de um pacote de serviços de comunicações eletrónicas".