O projeto é da autoria de um consórcio (CityBridge) que junta várias empresas, entre elas uma subsidiária da Google, e tem como objetivo democratizar o acesso à Internet na cidade.

Chama-se LinkNYC e vai custar 200 milhões de dólares, que serão investidos nos próximos oito anos. Tem como objetivo transformar a cidade na maior rede municipal de Internet do mundo, detalha o The Washigton Post.

Vai disponibilizar uma infraestrutura que permite ligações até 1 Gbps em cerca de 7.500 pontos da cidade, substituindo antigas cabines telefónicas.

No arranque do projeto vão ser instaladas duas estações Wi-Fi, que incluem um telemóvel mãos-livres, um tablet Android e dois ecrãs digitais. Os ecrãs vão exibir os anúncios que financiam o serviço. O telemóvel e o tablet vão permitir fazer chamadas e pesquisas online gratuitas.

Até final de julho devem estar disponíveis 500 postos de acesso à Internet iguais a estes, espalhados pelos cinco bairros da cidade. Os dois postos que estreiam o serviço podem começar a ser usadas pelos nova-iorquinos no final do mês. 

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.