Com uma revolução iniciada há pouco mais de seis meses, a Nowo, antiga Cabovisão, continua a reformular o seu serviço e a sua marca. Mas se em outubro passado a novidade se consignava a uma nova lógica de oferta no mercado e a um processo de rebranding, hoje, dia 21 de março, a empresa mostrou que a sua nova postura no sector é também para estender aos produtos físicos fornecidos aos consumidores.

O primeiro exemplo desta estratégia materializa-se numa nova box de televisão. Uma box que, nas palavras da Nowo, desliga o "complicómetro" e não figura um "bicho de sete cabeças para os utilizadores".

Com funcionalidades que são hoje tão comuns no universo das boxes televisivas, como a pesquisa, a gravação, os guias, o videoclube, o rewind e o forward e a visualização fora de casa, a operadora quer assumir a diferença com uma interface mais intuitiva que replica no telecomando a disposição dos menus que surgem no ecrã, facilitando a navegação.

Uma das opções mais chamativas nesta opção é, no entanto, a possibilidade de ver dois programas em simultâneo através do modo de duplo ecrã. E José Henriques, CMO da Nowo, sublinha: "é uma funcionalidade única no mercado português". O som, infelizmente, ainda não pode ser conduzido para dois headphones Bluetooth diferentes, por exemplo, sendo que o áudio terá, imperativamente, de ficar exclusivamente alocado a um dos programas em reprodução.

A empresa alega também que este novo serviço é uma aproximação aos clientes. Ainda na senda de facilitar a interação entre homem e máquina, a Nowo criou tutoriais que vão auxiliar os clientes a concretizar tarefas específicas na box, caso estes se deparem com alguma dificuldade.

Outro dos destaques é feito à personalização que esta nova box permite. Virada para os conteúdos, a Nowo TV integra um motor de pesquisa e de recomendações inteligentes que se vai adequando às suas escolhas à medida que navega e assiste aos conteúdos disponíveis. E para deixar a experiência ainda mais ajustada à sua utilização, há quatro botões coloridos personalizáveis que podem ser pré-definidos como atalhos de acesso rápido a qualquer parte do menu.

A interface é um software com aspeto limpo e minimalista que organiza todas as opções com foco nos conteúdos e não nos canais. Estes últimos até podem ser organizados numa lista de favoritos, mas foi em torno dos programas, especificamente, que a Nowo desenhou este novo sistema. Com duas secções principais, o Agora e o Flashback, a box reúne os conteúdos que estão neste momento a ser transmitidos e os que passaram nos sete dias anteriores. No entanto, dado o sistema inteligente, a box traz à tona aqueles que são mais recomendados para o utilizador.

No smartphone, no tablet e no desktop, tudo isto fica igualmente acessível graças a uma nova aplicação dedicada que replica o serviço nestas plataformas.

Uma das diferenças menos positivas face à anterior box é o facto desta deixar de integrar o modem e o disco rígido no seu interior. Na prática, se decidir instalar este novo equipamento em sua casa, terá igualmente de intalar um modem, externo, e um disco externo (500GB) também ele oferecido pela empresa.

Esta nova box está disponível a partir de hoje para novos e velhos clientes Nowo mediante as campanhas e os pacotes selecionados.

Numa apresentação à imprensa, que teve lugar na nova sede da empresa, esta terça-feira, José Henriques revelou ainda que a Nowo conquistou mais 10% de clientes nos últimos seis meses e não só concluiu a renovação de 20 lojas físicas, como disponibilizou uma nova oferta empresarial.