A entidade reguladora do sector recebeu 69,5 mil reclamações ao longo de 2016, um aumento de 9% face ao ano anterior, quando a tendência foi de redução.

São as comunicações eletrónicas quem motiva mais queixas, representando 83,6% do total recebido, valor que representa um aumento de 6% face a 2015. A taxa de reclamações foi de quatro reclamações por 1.000 clientes, mais 0,3 reclamações do que no ano anterior.

Dentro desta categoria, os assuntos mais reclamados foram “Venda do serviço” (15,7% do total), o “Cancelamento do serviço” (14,4%), “Equipamento” (10,8%), “Faturação” (10,5%) e “Avarias” (9,6%).

A Anacom destaca ainda o aumento do número de queixas relacionadas com “Alteração das condições contratuais”, um indicador que registou mais 1.708 reclamações do que 2015, tendo subido do 10.º para o 6.º lugar no ranking dos assuntos mais reclamados.

Dentro das comunicações eletrónicas, o serviço telefónico móvel foi o mais reclamado, sendo que o principal motivo de reclamações foi o “Equipamento” (35,1%).

Os pacotes de serviços foram o segundo serviço que gerou mais queixas, mas apresentavam a maior taxa de reclamações (4,7 reclamações por 1.000 clientes). Os principais motivos das reclamações sobre pacotes foram a “Venda do serviço” (22,9%), o “Cancelamento do serviço” (22,7%), e as “Avarias” (13,3%).

O serviço de televisão por subscrição foi o terceiro mais reclamado, com as “Avarias” (30,5%) e a “Venda do serviço” (19,1%) a serem os principais motivos de insatisfação.

A internet móvel surge na quarta posição, com destaque para a “Venda do serviço” (22%), a “Faturação” (18,3%) e o “Cancelamento do Serviço (12,3%) como os assuntos mais reclamados. Segue-se a Internet em local fixo, com as “Avarias” (37,7%) e a “Velocidade” (35,8%) como assuntos em destaque.

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