No final de setembro, mais de 84 em cada 100 famílias portuguesas contratavam um pacote de serviços de telecomunicações. O número de subscritores destas ofertas atingiu os 3,4 milhões, num crescimento de 8,2% face ao período homólogo, valor traduzido em 262 mil novos clientes.

As ofertas quintuple play (5P), com banda larga fixa, serviço fixo de telefone, TV, serviço telefónico móvel e banda larga móvel, passaram a ser as mais utilizadas, tendo atingido 1,391 milhões de subscritores, ou seja 40,4% do total dos clientes de pacotes. A variante triple play (3P), que integra o serviço fixo de telefone, banda larga fixa e televisão, passou para segundo nas opções, com 1,388 milhões de subscritores - 40,3% do total.

Embora o 5P lidere, a entidade reguladora sublinha que o crescimento do número de subscritores de serviços em pacote resultou maioritariamente do aumento dos pacotes 3P, com mais 36 mil subscritores, e o aumento atípico da modalidade 2P, com junta serviço fixo de voz e banda larga fixa, que angariou mais 33 mil subscritores, crescendo 22,3%.

No final do terceiro trimestre de 2016, as receitas dos serviços em pacote somavam 1,25 mil milhões de euros, mais 11,5% em termos homólogos. A receita média mensal por subscritor foi de 41,52 euros.

A Anacom informa ainda que a MEO era o prestador com maior quota de serviços em pacote (40%), seguindo-se a NOS (39,5%), a Vodafone (15,5%) e o grupo APAX, com 5%.

A Vodafone foi o prestador que mais aumentou o seu número de subscritores entre julho e setembro, embora tenha sido a MEO que adquiriu mais novos clientes em termos líquidos. A NOS liderava nas modalidades 2P, 3P e 4P, enquanto a MEO liderava na modalidade 5P.

Em termos de receitas, a MEO tinha uma quota de 43,4%, seguindo-se a NOS com 39% e a Vodafone com 13,3%. O grupo APAX tinha 4,3% das receitas.