Foi ontem anunciada a criação de um novo consórcio destinado a promover o m-commerce e que pretende criar normas para pagamentos móveis. O PayCircle é herdeiro de uma iniciativa anterior da Hewlett Packard e da Siemens nesta área, o Paymentgroup, que foi formado em 2001.



O consórcio agora criado será formalmente apresentado no 3GSM World Congress em Cannes, um encontro da indústria de comunicações móveis que decorre de 19 a 22 de Fevereiro, e além da HP e da Siemens participam também nesta iniciativa como membros fundadores a Lucent, Oracle e a Sun Microsystems.



Um dos objectivos principais do consórcio é garantir aos utilizadores de equipamentos móveis uma norma mais simples para realizar pagamentos através de telemóveis, independentemente do sistema que estiver a ser usado pelo comerciante ou pelo fornecedor do serviço. Até agora, e apesar dos vários consórcios já formados neste sentido, ainda não se conseguiu estabelecer uma plataforma de m-commerce que garanta a compatibilidade com os diferentes sistemas.



A PayCircle tenciona definir interfaces abertos e uniformes baseado nas normas já existentes e em utilização, o que deverá evitar a instalação de novo software nos equipamentos móveis, uma das principais dificuldades devido à própria natureza dos telemóveis e PDAs. A segurança dos pagamentos deverá ser assegurada por mecanismos já utilizados nestes dispositivos, como os cartões SIM, que servirão de meio de autenticação.



Através deste desenvolvimento de interfaces abertos e independentes a PayCircle quer também fornecer aos programadores um modo de se libertarem dos sistemas proprietários, diferentes em cada sistema de pagamento, quando desenvolvem as aplicações.



De acordo com o comunicado de imprensa, os produtos e serviços integrados nos interfaces da PayCircle poderão ser debitados via diferentes meios, como facturas pré e pós pagas de telemóveis ou cartão de crédito, entre outros.



Analistas citados pela PayCircle afirmam que a facilidade dos pagamentos móveis é um dos pré-requisitos para o sucesso do m-commerce e dos novos serviços esperados para as novas tecnologias como o GPRS, EDGE e UMTS.



A participação na PayCircle está abertas a diferentes entidades interessadas no desenvolvimento do mercado móvel, segundo explicado no site do consórcio, o que pode garantir o desenvolvimento dos interfaces necessários de uma forma cooperativa.



Esta é apenas mais uma das iniciativas para o desenvolvimento do comércio móvel, que se vem juntar ao Mobey Forum (que se pronuncia Mo-Bay) - que junta várias instituições financeiras além da Nokia e a Siemens, contanto ainda com as portuguesas SIBS e BCP como associadas, e foi formado em Maio de 2000 - e o Mobile Payment Forum lançado pela American Express, JCB, Visa e MasterCard no ano passado (veja Notícias Relacionadas).

Notícias Relacionadas:

2001-11-07 - Empresas de cartões de crédito lançam consórcio para m-commerce

2001-05-16 - Pagamentos por telemóvel só depois de 2005

2000-07-21 - Visa cria rede para u-commerce