Através de uma aplicação que disponibiliza para os sistemas operativos Android e iOS a Open Signal tem analisado o desempenho das redes 4G que existem no mundo. Os resultados apurados com dados dos últimos seis meses de 2015 colocam Portugal com a 37ª rede mais rápida do mundo e na 25ª posição tendo em conta a acessibilidade.

Em ambos os casos Portugal aparece a meio das respetivas tabelas e longe dos países que lideram: Singapura tem a melhor velocidade média de acesso com 37 Mbps, ficando a Coreia do Sul à frente na cobertura do território ao garantir que em 97% das vezes a sua população tem acesso às redes 4G quando usam Internet móvel.

O estudo também detalha o desempenho dos operadores de cada país. Em Portugal a Vodafone tem o melhor desempenho ao garantir uma velocidade média de 22 Mbps na sua rede 4G. A NOS consegue superar o Meo por curta margem, sendo que os dois operadores garantem uma velocidade média de 11 Mbps.

No que diz respeito à percentagem de acessibilidade - que tem em conta o tempo que os utilizadores passam conectados a uma rede 4G - é a NOS quem se destaca garantindo um resultado de 74%. Segue-se a Vodafone com 68% e o Meo com 59%.

A Open Signal tem uma página onde explica a metodologia de trabalho das suas aplicações e do seu estudo.

Apesar de não fazer referência à cobertura territorial, vale a pena recordar que um relatório da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) que colocava a cobertura da NOS nos 91%, a do Meo nos 90,1% e a da Vodafone nos 88,2% no final de 2014.

Em comunicado a Open Signal diz que de forma geral a aposta nas redes 4G tem evoluído, mas salienta que há países que não encontraram um bom equilíbrio na sua estratégia: se uns têm velocidade a mais e cobertura a menos, noutras nações acontece o oposto.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.