Os consumidores portugueses estão entre os que gastam menos dinheiro em comunicações móveis a cada mês, na Europa Ocidental, mas nem por isso estão satisfeitos com o preço dos serviços. Quase metade consideram a fatura do telemóvel muito elevada, revela um estudo da Cetelem.



Em média um utilizador português (da classe média) gasta 31,70 euros por mês em telemóvel, quando a média europeia se fixa nos 40,97 euros mês. Só os alemães gastam menos que os portugueses, com um consumo médio mensal de 31,50 euros. Os mais gastadores são os franceses, cuja fatura mensal de comunicações móveis se fixa em média nos 48,8 euros.



O mesmo estudo também revela que entre os portugueses mais insatisfeitos com o preço das comunicações móveis destacam-se os que pertencem à classe mais alta, onde 49% dos inquiridos indicou esta opinião. Na classe média acham cara a fatura mensal de comunicações móveis 44% dos inquiridos.



O estudo a Cetelem analisou a realidade de 12 países e teve por base 6.500 respostas a inquéritos realizados entre novembro e dezembro de 2011.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Nota de redação: Corrigida uma gralha no valor gasto mensalmente pelos portugueses em comunicações móveis, que é de 31,7 euros em vez dos 31,5 euros referidos inicialmente.

Cristina A. Ferreira