Os portugueses fizeram 10 mil milhões de chamadas a partir dos seus telefones móveis, traduzidos em 25.842 milhões de minutos de conversa, ambos valores máximos históricos.

O crescimento de 2,7% ficou a dever-se “ao aumento da penetração das ofertas em pacote que integram serviços móveis e fixos e têm chamadas a ‘zero cêntimos’, que têm contribuído para o crescimento do tráfego off-net a uma taxa média de 23,2% nos últimos cinco anos”, sublinha a Anacom, que divulga a informação.

Já o tráfego on-net, ou seja dentro da própria rede da operadora, registou uma quebra de 3,6%, diminuindo pelo quinto ano consecutivo. Apesar do aumento registado no tráfego móvel-fixo (mais 4,9%), apenas 5% das chamadas têm como destino o serviço telefónico fixo, refere a entidade reguladora.

E se o volume de chamadas cresce, as mensagens escritas baixam. Os números de 2016 mostram que os portugueses enviaram menos 11,1% de SMS face a 2015 - uma queda superior à redução média dos últimos anos (menos 9,2%). O número médio mensal de mensagens enviadas por utilizador deste serviço foi de 200, valor mais baixo desde 2010.

Os dados da Anacom sobre 2016 revelam também que cerca de 41% dos clientes do serviço telefónico móvel adquiriram o serviço integrado numa oferta multiple play com serviços fixos, face aos 33% do ano anterior.

A entidade reguladora destaca ainda o crescimento do número de utilizadores efetivos de serviços típicos da banda larga móvel (videotelefonia, transmissão de dados em banda larga, mobile TV, etc.), que são agora 6,6 milhões, mais 12,6% do que no ano anterior.

O crescimento destes serviços está associado ao aumento dos utilizadores de Internet no telemóvel (mais 19,5% face a 2015), e à crescente penetração dos smartphones (72,6% do total, em dezembro de 2016).