A grande maioria dos portugueses clientes de serviços de telecomunicações opta por ofertas em pacote. Mais precisamente, são 89 em cada 100 as famílias portuguesas que, no final do segundo trimestre de 2017, tinham contratos multiple play com a sua operadora de eleição, de acordo com os dados mais recentes da Anacom.

Mas como se dividem regionalmente as preferências por estes pacotes de serviços? E quais as opções mais valorizadas dentro desses pacotes? O ComparaJá.pt reuniu alguns dados sobre o assunto.

A internet destaca-se como a componente mais relevante para a avaliação das ofertas disponibilizadas pelas operadoras, com 29% dos utilizadores a considerarem que o grau de importância para a escolha do pacote é “Muito Alto”.

De seguida surge a TV, com 11% dos utilizadores a considerarem este componente do pacote “Muito Importante” e 41% a considerarem “Importante”. O serviço menos valorizado pelos portugueses é o Telefone Fixo, componente dos pacotes 3P considerada “Irrelevante” por 63% dos utilizadores.

Entre quem contrata pacotes 4P, os serviços de telemóvel e de internet são os mais valorizados pelos consumidores na hora de escolherem uma oferta. Segue-se a televisão, sendo o telefone fixo mais uma vez considerado pouco importante, tendo sensivelmente metade dos utilizadores considerado esta componente “Irrelevante”.

Do ponto de vista das preferências, a análise do ComparaJá.pt revela ainda que a grande maioria dos consumidores (81%) considera importantes as opções de Gravação e Restart TV. Já o Videoclube (11%) e Multi-ecrã (9%) são funcionalidades que apenas cerca de 1 em cada 10 portugueses salienta como importantes no seu serviço de televisão.

De acordo com a plataforma online, Madeira (23%), Açores (22%) – e de Santarém (22%) são as regiões onde os pacotes 5P são mais procurados. No lado oposto estão Aveiro e Leiria.

São também os consumidores da Madeira (22%) quem, no conjunto dos pacotes 3P e 4P, mais procura adicionar canais premium aos seus pacotes base. É nas regiões de Aveiro e Castelo Branco que os pacotes 4P base são mais procurados (39%)e no distrito Leiria (40%) que os serviços 3P base são mais procurados.