Os portugueses usam cada vez mais internet além-fronteiras. Entre abril e junho, o tráfego de internet dos utilizadores lusitanos ligados a redes estrangeiras aumentou 138,2%, face ao mesmo período de 2015. Já o número de minutos passados em chamadas telefónicas utilizando serviços de telecomunicações estrangeiros aumentou 18,5%.

Por outro lado, o tráfego de internet no estrangeiro sobre redes portuguesas aumentou 141,7% no segundo trimestre. A Anacom diz que este aumento significativo é um reflexo da nova regulamentação aplicada ao setor das telecomunicações europeias e que entrou em vigor no passado mês de abril, aplicando cortes nas taxas de roaming.

Os dados recolhidos mostram ainda a crescente utilização de terminais móveis para navegar na internet. O número de utilizadores de serviços móveis aumentou 2,1% no segundo trimestre. O número de utilizadores de internet no telemóvel aumentou cerca de 10% no mesmo período, motivado pela crescente taxa de penetração destes dispositivos no mercado português.

O relatório da entidade reguladora evidencia que o número de cartões SIM em utilização efetiva caiu 1,6%, face ao segundo trimestre do ano passado, para 11,5 milhões.

A MEO é a operadora que regista o maior número de cartões SIM em utilização efetiva, ficando a Vodafone em segundo lugar e a NOS em terceiro.

É também avançado que o número de assinaturas pré-pagas caiu para 49,1%, devido ao aumento da adoção de pacotes mistos, que integram comunicações fixas e móveis.