A par das apresentações e do concurso de programação do Codebits vários parceiros do SAPO mostram também os seus projectos de inovação e equipamentos recentes, convidando ao desenvolvimento de novas ideias e mostrando as novidades que a prazo se podem materializar em produtos e serviços comerciais.

A Microsoft, com o Surface, e a Caixa Mágica com o desenvolvimento para Android e Linux no Magalhães, são dois dos exemplos, a que se junta a PT Inovação, também participante habitual no evento do SAPO.

Este ano o "braço de inovação" do Grupo PT traz para o Codebits três projectos que podem trazer novidades para a plataforma Meo, assente em fibra óptica, dois dos quais fundem conceitos de redes sociais com a plataforma IPTV.

Ainda em prova de conceito está a solução de HomeGateways virtuais, que pretende aliviar os custos da PT com as deslocações dos técnicos para resolver problemas em casa dos clientes e também apostar em set-top-boxes mais baratas.

O sistema tem por base a ideia de serviços remotos, onde a informação dos utilizadores relativa aos canais subscritos e também às gravações realizadas pode estar guardada num repositório central, deixando de estar na set-top-box para passar para a cloud.

Vitor Pinto, um dos investigadores envolvido no projecto, destaca a possibilidade do utilizador manter as preferências guardadas em casa quando vai de férias e a possibilidade que se abre de novos modelos de negócio e alargamento de serviços pelo aumento da capacidade de processamento que se pode atribuir a cada cliente.

Também pensado para o Meo, o MAD (Media Agregator and Distributor) quer dar acesso aos ficheiros de imagens e vídeos guardados em dispositivos DNLA ou UPnP e colocá-los à disposição do utilizador no ecrã da TV, permitindo também partilhá-los com amigos de serviços como o MSN. A colocação de imagens online, em serviços como o SAPO Fotos e o Picasa é outra das possibilidades oferecidas por este serviço, como explicou ao TeK Hugo Dias.

A partilha de referências e votações sobre programas de TV está na base da ideia do projecto Pétala, que está também pensado para o Meo e poderá integrar-se directamente com o Guia de Programação Electrónica (EPG) ou com outros serviços. Frederico Cerdeira, da Universidade de Aveiro, explica que esta recomendação de produtos pode também ser transposta para serviços de redes sociais como o Facebook e o Hi5, para o qual já foram desenvolvidos widgets.

Scratch sincronizado com Lego

A ligação entre a PT Inovação e o SAPO na adaptação para Portugal do Scratch, a ferramenta de programação para crianças, fez com que a empresa reservasse também um espaço especial para este projecto, mostrando como é possível interagir com outras ferramentas fora do computador.

[caption]Scratch[/caption]

A interacção com os kits da Wedo da Lego foi a forma escolhida para mostrar como as ideias podem extravasar a plataforma do computador, no caso um Magalhães. Com uma programação simples em Scratch, de um jogo tipo Mastermind, é comandado por um telemóvel Android e permite accionar o mini-robot para dar fisicamente acesso ao teclado do portátil, "tapado" com o Lego, como mostrou Fernando Miragaia, um dos investigadores envolvidos neste projecto.

Com a mesma filosofia, a PT Inovação ligou ainda outro mini-robot ao computador, utilizando o interface de reconhecimento de voz do Google Voice para transmitir comandos, usando ainda uma placa de sensores, a Picoboard, para gerir a movimentação de uma ventoinha, também programada no Scratch.

Fausto Carvalho, da PT Inovação, está envolvido no projecto SAPO Scratch e admite que este ainda está a dar os primeiros passos, mas que jé existe uma comunidade de utilizadores interessados, com muitas centenas de alunos a submeterem projectos no Portal, sabendo-se também que este número se alarga com outros utilizadores que não submetem projectos.

Do lado dos professores há também um grupo mais dinâmico, onde se destaca a professora Teresa Martinho Marques que fez o seu mestrado recentemente nesta área e que tem vindo a organizar algumas sessões de formação voluntárias para que os professores possam utilizar esta ferramenta no âmbito das suas aulas.


Nota da Redacção:
A notícia foi alterada na referência ao projecto Home Gateway. Ao contrário do que tinha sido explicado inicialmente, este serviço não é baseado no principio de cloud computing. Referenciada a nota de um letor, e verificada a informação com a PT Inovação, foi feita a devida correcção.