No ano passado 75% dos portugueses utilizavam três ou mais serviços de comunicações, uma realidade que cresceu significativamente nos últimos cinco anos: em 2011 o triple play chegava a 59% da população. Mas a tendência de agrupar serviços – que tem espaço em 73% dos lares portugueses - já não fica só pela Internet e telefone fixo com a televisão.  

As ofertas dos operadores têm evoluído para se tornarem mais completas e este tipo de propostas, tipicamente mais baratas, têm agradado aos portugueses. No final de 2015 um terço dos portugueses pagavam na mesma fatura de telecomunicações a conta do telefone fixo, do telemóvel, da Internet que usam em casa (de rede fixa), da televisão e da Internet que usam no telemóvel. Há cinco anos esta realidade aplicava-se a menos de metade das famílias.   

Os dados constam do estudo “O consumidor de comunicações eletrónicas 2015” da Anacom e divulgado esta quarta-feira a propósito do dia mundial dos direitos do consumidor. O relatório também mostra que 40% das famílias usam banda larga fixa suportada em fibra ótica e que 38% dos portugueses consome banda larga no telemóvel, uma realidade que se tornou possível graças à banalização dos smartphones, que hoje chegam a 67% dos utilizadores de telemóvel existentes em Portugal.  

A utilização de serviços fornecidos pelos chamados operadores over-the-top (OTT), serviços de comunicações que tiram partido das redes de Internet para chegar ao cliente, são outra tendência emergente e já usada pela maioria dos que navegam na Internet.

No final do ano passado 71% dos utilizadores de serviços de Internet recorriam a serviços de mensagens instantâneas e 68% a aplicações de vídeo online. Plataformas como o Skype e o WhatsApp cativaram metade dos utilizadores de Internet.

Estas e outras conclusões estão arrumadas num conjunto de gráficos publicados pela Anacom no relatório divulgado esta quinta-feira. Os mais relevantes pode vê-los aqui.

 

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.