O cenário de maior concorrência no mercado de comunicações electrónicas vem beneficiando os consumidores da União Europeia e incentivando os operadores a investirem em novas tecnologias. As novas áreas de investimento são uma forma de reduzir custos e apostar em novas oportunidades permitidas pela convergência das comunicações.



As conclusões constam do último relatório da regulação e mercados, apresentado hoje, que sublinha os progressos alcançados sobretudo nos mercados de retalho desde a introdução do novo quadro regulamentar das comunicações electrónicas em 2002.



A CE considera muitos positivos os progressos ao nível da banda larga - que vêm permitindo um aumento rápido do número de utilizadores do serviço - e no domínio móvel, com os operadores a conseguirem, mesmo em mercados de voz saturados, manter taxas de crescimento muito satisfatórios, introduzindo sempre novos serviços.



No segmento da banda larga, os números apurados revelam que ao longo do ano passado passaram a existir na Europa mais 20 milhões de subscritores do serviço, atingindo um total de 53 milhões de utilizadores.



No segmento móvel a penetração média aumentou para 93 por cento, isto embora em oito Estados-membros a taxa de penetração do serviço tenha já excedido os 100 por cento. A área móvel tem apenas uma nota menos positiva no que se refere aos preços das chamadas internacionais, que a CE volta a considerar exageradamente altos.



O mesmo relatório lembra que em 2005 surgiram os primeiros serviços triple play, que introduzem no mercado novas combinações de ofertas, com a voz a preços mais baixos a complementar o acesso à Internet e os conteúdos audiovisuais.



Nota de redacção[01-03-2006 11:42]: Na passada sexta feira a Anacom emitiu um comunicado dando conta de que o 11º Relatório de Implementação do quadro regulamentar para as Comunicações Electrónicas, publicado pela CE, "apresenta erros relevantes" relativamente à Vodafone Portugal.



O regulador explica que as incorrecções - que se prendem com a utilização de planos tarifários já descontinuados pela operadora - deturpam os resultados apresentados para Portugal e para a própria Vodafone.



Notícias Relacionadas:

2006-02-09 - Novas regras para o roaming na UE entram em vigor na segunda metade de 2007

2006-02-08 - Regulação europeia das comunicações electrónicas já produz efeitos ao nível da concorrência