No próximo ano as tarifas de roaming na União Europeia vão desaparecer e o valor pago por qualquer europeu quando usar o telemóvel no próprio país ou noutro país da região será o mesmo. As novas regras entram em vigor a 15 de junho de 2017, daqui a precisamente um ano. 

Até lá continua a valer a chamada Eurotarifa, que baixou pela última vez a 30 de abril. De momento, sempre que fizer uma chamada de voz a partir de outro país da União Europeia a comunicação custa-lhe mais 5 cêntimos por minuto. Enviar uma mensagem SMS custa mais 2 cêntimos e usar a Internet no telemóvel tem um custo de 5 cêntimos acima por megabyte consumido.

Quando definiu a medida, a CE estimou que esta seria a última redução de preços antes do fim do roaming para os clientes finais, mas esta quarta feira avançou com uma nova proposta para as operadoras.

O Executivo Europeu quer agora que os valores máximos de revenda cobrados entre as operadoras se situem nos 4 cêntimos por minuto para as chamadas, em 1 cêntimo para as mensagens de texto e em 0,85 cêntimos por cada megabyte consumido. A intenção é “assegurar que as taxas de roaming são abolidas daqui a um ano sem distorcer o mercado”, indica a Reuters.

Veja ou reveja aqui a resposta a 10 questões sobre o que vai mudar com o fim das tarifas de roaming.