A Apple voltou a perder terreno para a concorrente Samsung no mercado global dos smartphones durante o segundo trimestre do ano. De acordo com os últimos dados da Gartner, a tecnológica norte-americana e a Xiaomi foram as duas marcas do top cinco de fabricantes a registar a maior redução no volume de negócios comparativamente com o mesmo período de 2015.

O primeiro lugar do ranking volta a pertencer à Samsung que, de acordo com a consultora, conseguiu vender quase 78 milhões de telefones, mais 32 milhões do que a Apple. Há um ano atrás, a diferença entre as duas empresas fixou-se nos 24 milhões de equipamentos.

[caption][/caption]

Tal como aconteceu com a Xiaomi, a maior queda do iPhone foi registada na China (menos 26%) onde fabricantes asiáticas menos conhecidas, como a Vivo ou a Oppo, têm conquistado adeptos.

No mesmo relatório, a consultora dá ainda conta do reflexo destes valores nas quotas dos sistemas operativos móveis. Entre abril e junho, o Android conquistou 86,2% de quota de mercado graças aos quase 300 milhões de equipamentos móveis vendidos. Windows e Blackberry combinados não conseguiram, sequer, chegar a um ponto percentual. O iOS desceu dos 14,6% do mesmo trimestre de 2015 para os 12,9% este ano. 

[caption][/caption]

Em termos globais, foram vendidos cerca de 344 milhões de smartphones com a Samsung e a Huawei a registar grandes aumentos nas vendas. A chinesa Oppo completou o top cinco depois de um aumento de quase 10,5 milhões de vendas.