A Google anunciou o Project Loon há mais de dois anos, tendo desde então feito vários testes e realizado voos experimentais com os seus balões gigantes. Ontem a tecnológica mostrou um pouco mais da iniciativa: aquele que deve ser o design final dos balões e do seu sistema de lançamento.

Como é que se colocam balões gigantes a sobrevoar uma determinada região? Com a ajuda do Chicken Little. Esta estrutura móvel foi desenvolvida pela tecnológica e consiste em três paredes gigantes de 16,7 metros ligadas entre si como se formasse um quadrado.

O balão ainda esvaziado é transportado por esta estrutura até ao local desejado, sendo enchido no momento e em apenas 30 minutos. Uma das vantagens do Chicken Little é que pode ser desmontado e expedido para qualquer parte do mundo, o que não obriga a tecnológica a fazer uma produção em massa do módulo de transporte.

Depois é só largar o balão que sobe até aos 20 quilómetros de altitude. Aí apanha ventos que o fazem elevar ainda mais no ar. Este último modelo da Google está equipado com três painéis solares para uma maior autonomia energética.

Escreve o The Next Web que atualmente a gigante norte-americana já consegue manter os balões até 100 dias no ar. A Internet é depois transmitida para oito estações colocadas em solo que garantem o acesso à 'grande rede'.