A Dragon foi enviada para o espaço no passado domingo, dia 19 de fevereiro, a partir de um foguetão Falcon 9 (como mostram as imagens). A primeira parte da missão foi bem-sucedida, o foguetão conseguiu mandar a cápsula para o destino e regressar à base em segurança, o que lhe vai permitir cumprir uma das principais funções para que foi desenhado: ser reutilizado.

A segunda fase da missão é chegar à ISS (sigla em inglês para International Space Station), para entregar o material que a NASA fez transportar na cápsula. Com já relatou a agência espacial norte-americana, todo o trajeto correu bem. As manobras de aproximação foram feitas corretamente, mas à última hora a missão foi abortada e a Dragon voltou a afastar-se.

Aparentemente a falha deve-se a problemas no sistema de navegação por GPS do equipamento, que terá fornecido informações incorretas sobre o posicionamento no espaço da cápsula e a sua posição relativa face à plataforma da ISS. Os computadores a bordo da Dragon receberam os dados, explica a NASA, e agiram em conformidade, abortando a operação esta manhã às 08:25 (hora de Lisboa).

Os técnicos estão a tentar resolver o problema, para tentar uma nova aproximação à ISS na quinta-feira durante a manhã. Se o problema que levou a Dragon a abortar a missão for de facto o que a SpaceX prevê será possível reiniciar o sistema e corrigi-lo. Enquanto isso, a Dragon mantém-se a navegar no espaço.

Na nota divulgada pela NASA, esclarece-se que o incidente não provocou danos, nem na nave nem na ISS. A Dragon estava a cerca de 1,2 quilómetros de distância do local onde devia parar para que os astronautas pudessem recolher os mantimentos que carrega (material para experiências científicas e mantimentos), usando um braço robótico.   

A SpaceX fechou 2016 com o peso de vários incidentes, que a obrigaram a abrandar o ritmo dos seus lançamentos espaciais. Começou 2017 com um adiamento ao primeiro lançamento previsto e agora sofre novo revés. Este ano também já conta, no entanto, com sucessos para comemorar, como mostra o vídeo.
 

Nota da Redação: Foi corrigida uma gralha.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.