Quase três semanas depois da decisão de incluir quatro novos canais gratuitos à oferta de TDT ter sido tomada em Conselho de Ministros, a Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) contesta agora com o argumento de que apenas existe "capacidade para a difusão de mais três serviços de programas".

A reguladora fez chegar ao Parlamento, ainda no passado mês de maio, um parecer sobre as propostas de alargamento do TDT que ali estariam a ser debatidas e propunham alargar a rede para nove canais gratuitos, mais quatro do que o atual número. No documento, a Anacom admite ainda haver disponibilidade para a instalação de redes adicionais "assim existam interessados com capacidade de investimento para o efeito".

A reguladora é ainda cautelosa na referência às propostas de BE e PCP que defendem a introdução da RTP 3 e RTP Memória na grelha da televisão digital terrestre, defendendo que essa prioridade deve ser ponderada e debatida entre os vários reguladores da comunicação social e da concorrência, deixando subentendido que o governo não deve contribuir para a definição dos novos canais. 

O tema vai voltar hoje à comissão parlamentar de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto, que vai debater um texto de substituição às propostas já apresentadas. 

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.