As telecomunicações continuam a ser a área que gera maior volume de queixas dos consumidores à DECO, que em 2009 recebeu cerca de 380 mil queixas, um terço das quais nesta área. As empresas mais visadas continuam a ser as do grupo PT, ZON, Sonae e Vodafone.
O acesso à Internet e a velocidade das ligações lideram as reclamações dos utilizadores, assim como os problemas decorrentes dos serviços de triple play. Os serviços de toques e jogos nos telemóveis fazem também parte do top de reclamações, apesar desta área ter sido alvo de regulação no ano passado, passando a fazer parte dos serviços de valor acrescentado.
Face a este volume de queixas, a DECO volta a exigir uma maior intervenção da Anacom, entidade que tem competências de regulador do sector, que deve ter maior intervenção na fiscalização da qualidade do serviço.
Já no ano passado a Direcção Geral do Consumidor tinha assumido que a área de toques e jogos era uma das que tinha gerado um grande aumento de reclamações dos utilizadores dos serviços, logo no início do ano, antes da nova legislação entrar em vigor.
O balanço das reclamações apresentadas à Associação de Defesa do Consumidor foi apresentado hoje e mostra um crescimento de 19% em relação ao ano passado. O sector da banca e o das compras e vendas foram o segundo e terceiro maiores geradores de queixas.
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