Até ao final de 2013 o número de subscritores de serviços de comunicações 4G/LTE em todo o mundo deverá duplicar face ao ano passado e chegar aos mil milhões em 2016, revela um novo estudo da empresa IHS iSuppli.


O relatório, denominado "Wireless Communications Q4 2012 Special Report - 4G - LTE Landscape", avança com novas projeções para o mercado global da quarta geração de comunicações móveis, depois da adesão mais rápida a esta tecnologia do que as anteriores projeções avançavam.


De acordo com a empresa, dos 600 mil utilizadores registados em 2010 o número ascendeu durante o ano passado aos 92,3 milhões de subscritores, o que representa um aumento de 599% comparativamente a 2011. Seguindo este ritmo de crescimento, as estimativas da iSuppli apontam para um total de 198 milhões de utilizadores no final deste ano e de 300 milhões em 2014.


"Com a tecnologia LTE na surgir como um verdadeiro standard global, o seu ecossistema enfrenta agora novos desafios e oportunidades" referiu numa declaração Wayne Lam, analista sénior de comunicações móveis na IHS iSuppli.


O mesmo especialista defende que as preocupações da indústria devem centrar-se sobretudo na criação de bases para um crescimento sustentado do mercado LTE, embora defenda que "a sua rápida adoção irá impulsionar as inovações ao nível do design, especialmente no mercado dos smartphones".


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico