É uma das alternativas para “seguir” o eclipse solar: a Estação Espacial Internacional promete partilhar a sua vista privilegiada do alto da sua “localização estelar” com quem está um bocadinho mais abaixo.

A “realização” está a cargo da NASA e a emissão já começou, avisa o astronauta Jack “repórter de imagem” Fischer a partir da sua conta no Twitter.

E entretanto também já partilhou com os seus seguidores uma fotografia do arsenal de câmaras que vão ajudar a registar o momento.

Além da Estação Espacial Internacional, a NASA tem preparados diferentes “planos” do evento, registados desde aeronaves a balões a alta altitude.

Tais pontos de vista únicos vão ser mostrados via app da NASA para iOS ou Android e através do Facebook Live, do Twitter e do YouTube, entre outras formas. Os live videos vão estar disponíveis a partir desta página.

As transmissões preparadas pela NASA serão sempre uma boa alternativa para assistir ao fenómeno em Portugal, onde, como em grande parte da Europa, o eclipse vai ser parcial. Por cá, a Lua só vai tapar entre 16 e 33% do Sol.  Em Lisboa o pico do evento acontece às 20h23.