Entre Outubro e Dezembro do ano passado foram vendidos em todo o mundo 54,5 milhões de telemóveis inteligentes. O número representa um crescimento de 39 por cento face ao mesmo período do ano anterior, segundo a IDC.

A Nokia mantém a liderança do mercado (com uma quota de 38,2 por cento) e a RIM, fabricante do Blackberry, segue no rasto (com 20 por cento) mas a Apple torna-se uma ameaça cada vez mais séria a estes actores mais tradicionais. Nos últimos três meses do ano a empresa aumentou as vendas do iPhone em 98 por cento, face ao período homólogo, passando a deter uma quota de 16 por cento nas vendas globais de smartphones.

De acordo com a empresa de estudos de mercado o sucesso dos telefones inteligentes neste último trimestre do ano deveu-se em grande parte à descida dos preços dos equipamentos, que acabou por aumentar a preferência dos utilizadores por este tipo de dispositivos.

Outro aspecto destacado é a consolidação de um conjunto de novas opções de software, ao nível dos sistemas operativos e das funcionalidades dos equipamentos, que tornam as ofertas mais apelativa. É sublinhada a importância do Android da Google na dinamização do mercado ou do novo Palm WebOS.

A tendência positiva que fechou o ano no segmento de smartphones, e que já se tinha evidenciado ao longo de todo o ano de 2009 tem, na perspectiva da consultora, condições para se estender a 2010, sobretudo tendo em conta alguns lançamentos agendados, como a chegada do novo Windows Mobile ou de uma nova versão do Symbian.

Ao longo de todo o ano passado foram vendidos 174 milhões de smartphones, mais 15 por cento que no ano anterior, permitindo aumentar a quota do segmento na totalidade do mercado móvel, de 12,7 por cento para 15 por cento.