O rumor foi publicado no blog do Financial Times, Alphaville, e cita fontes próximas ao processo para referir que as duas operadoras norte-americanas estão a negociar uma proposta conjunta de aquisição da Vodafone.



Segundo esta informação, a Verizon, que já é parceira da Vodafone nos Estados Unidos, compraria os 45% que a operadora europeia detém na companhia fundada por ambas (a Verizon Wireless). Já a AT&T adquiria os negócios da Vodafone fora dos Estados Unidos, o se traduz essencialmente na Europa.



Nenhuma das empresas envolvidas quis comentar o assunto mas o tema está a agitar os mercados, com o número de transações e o valor das ações da Vodafone na bolsa de Londres a aumentarem. Só esta manhã as ações avançaram 5%.



Ainda de acordo com a informação publicada no blog do FT, a proposta que a Verizon e a AT&T estão a preparar prevê um prémio de 40% relativamente ao valor das ações da Vodafone (260 pences), o que avalia a empresa em 245 mil milhões de dólares e transforma o potencial negócio na maior operação de fusões e aquisições de sempre. A maior operação deste género até à data foi protagonizada pela AOL / Time Warner.



Recorde-se que a informação de negociações entre a Verizon e a Vodafone, com o intuito de desfazer a parceria no mercado norte-americano, não é nova. O desejo da AT&T avançar com um plano global de expansão também tem sido referida pela empresa e é mesmo citada numa nota de research da Merryl Lynch referida no artigo do FT.



"A indústria avança em círculos e a Europa pode estar num ciclo em que existam oportunidades de negócio interessantes", terá referido o presidente da AT&T a analistas. "Se estamos a olhar para isso? Claro que sim", acrescentou o responsável.




Nota de redação: A existência de negociações para a compra da Vodafone foi entretanto negada pela Verizon.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira