A aposta da Microsoft no Windows Phone está a ter reflexos positivos no mercado português, com o crescimento do número de utilizadores e equipamentos vendidos, adiantou ao TeK Francisco Ramos Chaves, responsável pelo mercado de mobile em Portugal.

Os últimos números da IDC para Portugal, citados por este responsável, apontam para uma quota de mercado de 19% para o Windows Mobile no terceiro trimestre de 2009, valores que quase duplicam a quota registada no período homólogo de 2008, quando se fixavam nos 7%.

“Os valores do terceiro trimestre já reflectem o impacto do novo Windows Mobile 6.5, porque a IDC mede o sell in do mercado e não o sell out”, explicou ao TeK Francisco Ramos Chaves. O lançamento do Windows Phone – com a nova versão do Windows Mobile – realizou-se só a 6 de Outubro, mas os operadores e fabricantes já tinham feito as suas encomendas para iniciarem as vendas logo nesse dia.

Os números do último trimestre não são ainda conhecidos, apesar de na semana passada a IDC ter divulgado os resultados do último trimestre do ano para o mercado mundial que mostram um crescimento de 39% nas vendas globais, mas que não têm ainda os valores desagregados para Portugal.

O responsável pelo negócio mobile em Portugal admite ainda que a quota de mercado que o Windows Mobile atingiu em Portugal no terceiro trimestre foi alavancada pela parceria com a TMN, que escolheu este sistema operativo para integrar os smartphones que lançou com a sua marca, os bluebelt e silverbelt, que garantem uma das melhores relações preço/qualidade nestes terminais.

A operadora do grupo PT associou-se também ao lançamento internacional da nova versão da plataforma móvel da Microsoft com uma oferta de quatro terminais, mas a Optimus e a Vodafone não ficaram de fora.

Depois do lançamento em Outubro novos modelos de smartphones com Windows Mobile já chegaram às lojas, entre os quais dois HTC e dois Acer, que estão entre os equipamentos que suportam esta plataforma da Microsoft que tem como concorrentes de peso o Symbian da Nokia, o iPhone da Apple e o Android patrocinado pela Google, que têm ganho mais peso em quotas de mercado e na divulgação mediática.

Criatividade para o Marketplace
Para continuar a dinamizar a adopção do Windows Phone em Portugal, Francisco Ramos Chaves quer agora incentivar o desenvolvimento de aplicações por parte dos developers nacionais. “O marketplace é uma peça importante da estratégia do Windows Phone e em Portugal temos um excelente ecossistema de empresas e indivíduos a desenvolver aplicações para Windows Mobile, com muita criatividade, embora muitas vezes focadas no mercado empresarial”, explicou ao TeK.

A Microsoft está por isso a preparar uma estratégia com a comunidade de developers que quer mostrar que é possível fazer negócio com a venda de aplicações ao consumidor através do Marketplace, mas o responsável pelo negócio não quer ainda adiantar pormenores por estar numa fase embrionária.

A área de venda de aplicações é uma das grandes apostas das várias plataformas no móvel, depois do sucesso alcançado pela App Store da Apple, com milhares de aplicações para o iPhone, e a Microsoft não quer ficar atrás nesta corrida.

Na próxima semana a Microsoft deverá apresentar novidades na área de mobile no Mobile World Congress, que irá decorrer de 15 a 19 de Fevereiro em Barcelona. A nova geração da plataforma móvel, o Windows Mobile 7, deve estar em destaque, sendo que é esperada uma revolução e não uma continuidade em relação à versão 6.5, até porque esta deverá manter-se e ter ainda novos desenvolvimentos.

Embora não seja ainda oficial, o novo Windows Mobile 7 só deve ser lançado comercialmente no final do ano.