A Zapp.pt, empresa que integrou a Radiomóvel, foi mais uma presença portuguesa na cerimónia de assinatura de acordos e protocolos em que culminou a visita do presidente chinês a Portugal e respectiva comitiva.



A empresa revelou em comunicado que vai adjudicar à ZTE a implementação da sua rede de quarta geração, baseada na tecnologia WiMax. De acordo com a informação disponibilizada, o serviço será lançado em Lisboa, Porto a outras grandes cidades do país até Julho de 2011. Em causa está uma oferta que integra serviços de Internet até 40 Mbps.



"A ZAPP.PT prevê investir cerca de 30 milhões de euros neste contrato plurianual, no âmbito do qual procederá também a uma significativa actualização da sua actual rede para a nova geração do CDMA2000, EVDO Revisão B", diz o comunicado divulgado pela empresa.
O contrato assinado pela Zapp.pt e pela ZTE foi um entre vários assinados durante o fim-de-semana durante a visita oficial do presidente China Hu Jintao.



Estas intenções de parceria representam negócios de 712 milhões de euros, de acordo com os números divulgados.



Tal como o TeK publicou, também a Portugal Telecom assinou durante o fim-de-semana um acordo com a Huawei para o fornecimento e desenvolvimento de soluções de fibra e de novas tecnologias na rede móvel.



Ainda no que se refere à Zapp, recorde-se que ao longo dos últimos anos a empresa investiu 160 milhões de euros em infra-estruturas de telecomunicações centrando a sua aposta numa rede CDMA 450.



Em Julho deste ano a marca tinha anunciado um processo de upgrade à rede que visou a instalação de tecnologia EVDO Revisão A em mais de 200 localidades cobertas pela rede Zapp.



Até final do ano o processo deve abranger todas as zonas cobertas pela rede da operadora, que chega actualmente a 85 por cento do território nacional, excluindo Açores e Madeira, de acordo com informação publicada no site da empresa.



O EVDO Revisão A permite velocidades de upload até 1,8 Mbps. No download a velocidade pode atingir até 3,1 Mbps. As velocidades médias são de 600 Kbps a 1,400Kbps no download e de 500 Kbps a 800 Kbps no upload. O acordo agora anunciado com a ZTE visa uma nova actualização de velocidades na rede.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.