SAPO Tek

Publicado por Casa dos Bits 13 Set 2012 às 16:18

Texto maior Texto mais pequeno Mail Imprimir

Nações Unidas usam telemóveis para distribuir comida

Os beneficiários do programa alimentar das Nações Unidas vão poder usar o telemóvel ou outros meios digitais para comprar comida. Um acordo com a MasterCard vai permitir substituir vouchers em papel pelo formato eletrónico.

As Nações Unidas assinaram um contrato de três anos com a MasterCard que assegura a possibilidade da organização fazer doações digitais no âmbito do Programa Mundial de Alimentação (PMA). Esta parceria vem melhorar o acesso aos alimentos e ajudar o desenvolvimento das economias locais, nos países beneficiários do programa, estendendo os mecanismos de apoio da organização a pessoas que não têm acesso a contas e recursos do sistema bancário.

Com o novo plano, as Nações Unidas mantêm o sistema de vouchers usado para fazer chegar dinheiro que facilite a compra de alimentos a pessoas carenciadas nos países em vias de desenvolvimento, mas aos vales em papel juntam vales eletrónicos.

Quem receber a "comida digital" pode trocá-la em mercados ou lojas locais por alimentos. O Programa Mundial passará a utilizar os telemóveis, cartões de crédito, vouchers e mensagens de texto para este fim, amplificando os mecanismos já existentes de "troca de alimentos".

Segundo a página oficial do PMA, com o "Projeto Alimento Digital" é possível continuar a impulsionar as economias locais, permitindo às comunidades mais pobres a compra de alimentos essenciais. Esta será também uma forma de combater a fraude e garantir que o dinheiro e bens enviados para ajudar na luta contra a fome chega aos locais certos.

Atualmente as Nações Unidas já fazem 5% dos pagamentos realizados através deste programa digitalmente. O objetivo é que até 2015 todo o sistema esteja adaptado aos formatos digitais.

A iniciativa "vai aumentar a nossa oportunidade de conseguir o dinheiro para o ponto certo e a longo prazo vai aumentar a nossa oportunidade de identificar onde o dinheiro é gasto", garante ainda a organização.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico


Vídeos

Votações

Concorda com a proposta de restrição de acesso às redes sociais nas escolas?

VotarVer Resultados

Glossário

DeleteVer

Soft. Do inglês “to delete”, apagar. Apagar dados, um ficheiro ou uma comunicação de um meio de memória, volátil ou não. ...

Glossário

Tags

4230 resultados
2921 resultados
1330 resultados
1051 resultados
686 resultados