SAPO Tek

Publicado por Casa dos Bits 13 Set 2012 às 13:35

Texto maior Texto mais pequeno Mail Imprimir

Operadores obrigados a resolver pedidos de portabilidade em 24 horas

A partir de hoje os operadores têm de responder a um pedido de portabilidade no prazo máximo de 24 horas. Se não o fizerem são obrigados a compensar o cliente, com indemnizações em dinheiro.

Entram hoje em vigor novas regras para a portabilidade do número de telefone. A principal alteração, face às regras antigas, está no prazo concedido aos operadores de telecomunicações para satisfazerem os pedidos feitos pelos clientes.

A partir de hoje as empresas têm um prazo máximo de um dia útil para satisfazer um pedido de mudança de operador mantendo o número de telefone. O novo prazo é contabilizado desde que o pedido é apresentado ao novo prestador de serviço (o operador para o qual o cliente quer mudar), desde que este esteja devidamente acompanhado dos elementos necessários.

Em caso de incumprimento dos prazos definidos legalmente o cliente tem direito a uma compensação em dinheiro, que está fixada nos 2,5 euros por cada dia de atraso e por cada número a portar, compensação que terá de ser paga no prazo de 30 dias.

As novas regras para a portabilidade foram definidas no âmbito de uma revisão europeia à legislação aplicável às comunicações eletrónicas. Fazem parte de um pacote de medidas que tem sido transposto para a legislação portuguesa em vários momentos pelo regulador das comunicações, a Anacom.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira


Vídeos

Votações

Concorda com a proposta de restrição de acesso às redes sociais nas escolas?

VotarVer Resultados

Glossário

ComputadorVer

Hard. Máquina programável que processa dados de acordo com um conjunto de instruções. Estas instruções poderão ser introduzidas no momento e/ou armazenadas na memória do computador de forma te ...

Glossário

Tags

4229 resultados
2914 resultados
1273 resultados
991 resultados
976 resultados