Por Tiago Costa (*) 

 

#1 Tendência - Big data & Inteligência Artificial
A crescente digitalização que tem lugar no mundo actual é o que está na origem do termo “big data”.
Este termo surge pelo facto de serem gerados enormes volumes de dados em virtude do registo
informático que é feito de tudo o que nos rodeia. Falar em “big data” leva-nos também rapidamente à inteligência artificial porque esta necessita de dados para operar e possibilita que máquinas consigam pensar por si, desempenhando determinadas tarefas de forma automatizada, sem intervenção humana.
#2 Tendência - Novas realidades
A realidade aumentada e a realidade virtual são ainda tecnologias reservadas a nichos. Mas 2016
provou, por diferentes motivos, que já estivemos mais longe da sua massificação. O grande exemplo disso foi o fenómeno Pokémon Go bem como os vários dispositivos que foram lançados para o mass market (Samsung Gear VR, Oculus Rift e os DayDream VR, por exemplo). Em 2017 veremos mais pessoas a experimentar a realidade virtual e provavelmente novos jogos ou experiências e assim esta tecnologia chegará às massas.
#3 Tendência - Livestreaming
O livestreaming já existe na Internet há largos anos, em plataformas como o YouTube ou o Ustream. Mas agora qualquer pessoa ou Marca pode pegar no seu telemóvel e fazer um directo para os seus seguidores ou amigos seja no Twitter, Instagram ou no Facebook. E é esta democratização do livestreaming que muda tudo porque permite a criação de um conteúdo autêntico e em tempo real de forma democrática.
#4 Tendência - Foco em Nichos
Aquilo que antes era tomado por garantido, como a comunicação de massas, está a deixar de
funcionar. Por isso os marketeers procuram novas estratégias para chegarem ao seu público-alvo e é aqui que o foco em nichos via digital pode gerar valor para a Marca. O digital permite identificar e trabalhar nichos melhor que qualquer meio porque temos mais dados, sabemos quem está do outro lado e podemos ajustar a nossa mensagem e até o canal em função do target.
#5 Tendência – Automação de Marketing
A automação do marketing (ou marketing automation) é hoje uma realidade que veio para ficar. As plataformas de marketing automatizado estão a tornar-se mais inteligentes, intuitivas e baratas e por isso são cada vez mais procuradas porque permitem realmente amplificar o “poder de fogo” de uma Marca de forma eficiente.
#6 Tendência - O futuro do UX
A User Experience assume hoje um papel central, uma vez que esta é a camada que faz a ligação
entre a Marca/produto e o consumidor. Títulos imaginativos, o uso de GIFs e animações, bots e
dispositivos controlados por voz são algumas tendências que vão marcar a User Experience nos
próximos meses no plano digital.
#7 Tendência - Renascimento do Blogging
Depois da ascensão das redes sociais e do desenvolvimento de conteúdos menos extensos e mais
visuais, os blogs parecem estar a ganhar um novo fôlego. Potenciam conteúdo “long-form” que
incluem boas fotos e vídeos que saem do registo do conteúdo curto (“snackable”). Através das suas publicações os bloggers continuam a conquistar audiências usando depois as redes sociais para amplificar a sua mensagem mas centrando-se assim numa plataforma classificada como “owned media” e por isso menos dependentes das mudanças das redes sociais.
#8 Tendência - Internet das Coisas
A Internet das Coisas é o universo de dispositivos conectados através da rede Internet. Esta rede que liga os dispositivos somada à inteligência própria dos mesmos e à inteligência artificial e colectiva da rede significa que os mesmos vão ser cada vez mais autónomos e, portanto, mais úteis. Com tudo conectado, iremos aumentar a eficiência dos dispositivos e afinal simplificar as nossas vidas.
#9 Tendência - Tudo digital
A digitalização dos negócios é visível há largos anos, nos mais variados sectores, e é uma tendência que continuará a acentuar-se. Os utilizadores e clientes exigem a digitalização, uma vez que significa mais qualidade de vida: menos tempo perdido, evita deslocações, maior disponibilidade dos serviços, informação sempre acessível, etc.
#10 Tendência - O fim dos silos de dados
É fundamental procurar abolir os silos e implementar soluções que permitam visões integradas e
com informação útil dentro da Empresa. Os dados não podem estar segregados por departamentos, mas têm que permitir uma visão integrada do cliente. Actualmente não faz sentido isto não acontecer e as tecnologias de interoperabilidade estão ao dispor de todos.
#11 Tendência - Cibersegurança
Os ataques informáticos têm acontecido e tido grande visibilidade nos últimos anos e isso,
naturalmente, faz com que o tema da segurança seja actualmente mais que uma tendência; é uma verdadeira prioridade para quem gere as plataformas que guardam os nossos dados.

Se quiser conhecer ao artigo completo do WayTrends criado pela WayNext pode seguir este link.

(*) Diretor Executivo da WayNext

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.