Por: Daniel Cruz (*)

O armazenamento está a sofrer uma das transformações mais relevantes dos últimos anos, motivada pelas forças convulsivas da flash e da cloud. Atualmente, os produtos e soluções têm de responder às necessidades crescentes do mercado em matéria de simplicidade, uma gestão mais fácil, uma melhor rentabilidade e a necessidade de integrar a gestão de dados na cloud híbrida. E neste estamos a assistir a transformação ainda maior para a qual os administradores de armazenamento se terão de preparar.

Além da simplicidade e da velocidade, a infra-estrutura convergente é um dos segmentos com maior crescimento da infra-estrutura empresarial, pois resolve o principal problema da maioria das organizações: a falta de conhecimentos de tecnologia. A metodologia DevOps promete comunicação, colaboração, integração e automatização para criar eficiências nas organizações. Atualmente, as organizações apostam num aumento dos investimentos em infra-estrutura convergente à medida que a DevOps evolua como exemplo chave de impulso ao crescimento. Ainda que a DevOps requeira mais tempo para programar aplicações, ela pode automatizar e optimizar muitos processos, como a configuração de hardware. Também promete reduzir o tempo de lançamento das novas aplicações. Esta transição de fluxos de trabalho pode ajudar as equipas de tecnologia a redireccionar a atenção do seu pessoal para as tarefas que contribuam para alcançar e promover objectivos de negócio.

Verifico que o sector continua a avançar para uma revolução flash, como resultado da descida de preços. As vendas de flash estão prestes a duplicar devido à descida substancial dos preços provocada pela aposta das grandes empresas de armazenamento empresarial neste apetitoso nicho de mercado. Com a descida dos preços, as empresas rapidamente começarão a encontrar novos usos para a flash impulsionar os seus negócios. A Mansfield Oil, líder no fornecimento de energia, logística e serviços na América do Norte, é uma das empresas privadas com maiores receitas nos Estados Unidos. A empresa utiliza flash para manter o sólido rendimento do seu ambiente de servidor SQL de alta transacção. Isto permite que a Mansfield esteja um passo à frente da concorrência e garante que as aplicações empresariais fundamentais estão sempre disponíveis, sem excepção. 

Por fim, acredito que o papel dos administradores de armazenamento prosseguirá a sua evolução em resposta aos ambientes tecnológicos em contínua transformação. À medida que as organizações evoluem rumo a um modelo de prestação cloud para reduzir custos e aumentar a flexibilidade, deixam de ser criadores e operadores dos seus próprios centros de dados e passar a ser agentes de serviços que abarcam tanto recursos de cloud pública como privada. Atualmente, o administrador de armazenamento clássico terá de evoluir rumo a um administrador de dados da cloud híbrida com um posto na mesa executiva ou relegar-se-á aos detalhes de um simples produto de armazenamento e será cada vez menos relevante.

(*)Territory Manager NetApp Portugal