Poupança e competitividade através do e-Procurement



Por Pedro Vaz Paulo *


Perante a conjuntura atual o topo das prioridades de empresas e entidades são a poupança, a eficiência e a relação comercial com fornecedores. Nos últimos anos tem-se verificado uma maior preocupação por parte das empresas no que concerne à implementação de soluções de e-Procurement.



As soluções de e-Procurement têm-se revelado fonte de vantagem competitiva estando já claramente demonstrado que permitem ir além da redução de custos. São muitas as ferramentas disponíveis e com funções que diminuem margens de erro, conseguem racionalizar processos internos, promovem o controlo sobre a despesa permitindo, por fim, que os recursos se concentrem em tarefas mais estratégicas.



Uma estratégia compras eficaz divide-se em três vetores muito importantes: Strategic Sourcing, e-Sourcing, e Spend Analysis.



O Strategic Sourcing consiste na formulação e implementação de um plano estratégico que possa abranger toda a área responsável pelas Compras de uma organização, levando à redução de custos. O método consiste no princípio de comprar aos melhores preços, mas não só. Concilia outras variáveis como qualidade, garantia e suporte de forma a incutir um outro objetivo - o Sourcing for value - ou seja, garantir que os investimentos efetuados vão ao encontro os objetivos da organização, fomentando a criação de valor.

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As plataformas de e-Sourcing fornecem, quer a compradores como a fornecedores, inúmeros benefícios. Num estudo técnico realizado pelo The Boston Consulting Group verifica-se que a redução de custos de transação é a razão que leva 48 % das empresas a aderirem a uma plataforma de e-Sourcing. A redução de custos diretos e de operação, a pesquisa de novos fornecedores, a redução do tempo de preparação do processo de consulta, aliada à redução do número de intermediários compõem um leque de funcionalidades trazidas pelo e-Sourcing que, permite conseguir um aumento do poder de compra. Este tipo de ferramenta acaba por permitir corresponder com uma precisão extrema aos requisitos dos fornecedores, melhorando a integração com outras aplicações existentes.



Por fim surge aquilo que designamos por Spend Analysis (Análise de Despesa) e que constitui um dos mais importantes vetores de uma estratégia de compra.



As dificuldades em promover a visibilidade necessária nos procedimentos de compras de qualquer empresa derivam frequentemente da fragmentação da informação ao longo de toda a cadeia de processamento da mesma. O SpendAnalysis assegura justamente todo o processo de organização dos dados provenientes das denominadas "InformationIslands". O modelo de Spend Analysis permite uma visão detalhada sobre todo o ciclo de procurement, garantindo uma análise real da despesa, além da identificação de oportunidades de poupança que, em determinados casos, podem atingir valores na ordem dos 20%.



Atualmente, o SpendAnalysis pode ser considerado como o input mais preponderante na formulação de estratégias para a optimização do ciclo de procurement, cujo objetivo passa pela otimização e redução de custos.



O desconhecimento face às soluções que o mercado oferece, bem como a falta de confiança no mercado eletrónico, são dois dos principais fatores que apontados como responsáveis pelas resistências que hoje existem nesta matéria, tanto por parte de entidades como de empresas.



*CEO da Gatewit