O preço do espectro, as obrigações regulatórias e a falta de políticas que imponham metas agressivas (e financeiramente possíveis de implementar) estão a comprometer a ambição europeia de liderar no 5G, conclui relatório.
O Galileo conta agora com um serviço de autenticação que funciona como uma camada de segurança contra ameaças que podem comprometer aplicações críticas. Em Portugal, a equipa da GMV integrou esta funcionalidade no Simulador de Radiofrequências do sistema de navegação europeu.
No último ano, a Vodafone tem vindo a migrar os últimos clientes para as redes mais modernas de fibra ótica, procedendo agora a descontinuação do ADSL, depois de ter encerrado a rede 3G.
Os utilizadores dos serviços de satélite da Starlink apresentaram problemas de ligação à internet a nível global. A SpaceX diz que o serviço foi normalizado.
Os números da ANACOM relativos aos preços das telecomunicações em junho mostram uma redução de 0,2% face ao mês anterior e o regulador volta a destacar as ofertas da DIGI como mais baratas em nove serviços.
Em carta aberta, 20 líderes de empresas de telecomunicações, incluindo Ana Figueiredo da MEO, pedem reforma no sector e uma estratégia ambiciosa para manter a competitividade global.
As burlas informáticas conhecidas como “spoofing” estão a crescer em Portugal. Trata-se de uma técnica que falsifica números de telefone ligados a entidades para enganar as vítimas. Não deve fornecer dados ou fazer transferências sem ter a certeza de que o destinatário é legítimo, alertam as autorid
O WiFi 7 traz consigo o potencial de transformar totalmente aplicações como o cloud computing, realidade virtual ou aumentada, transmissão de ficheiros e backups. Veja as vantagens e aplicação da tecnologia nesta infografia.
O regulador FCC revelou planos de adoção de regras que impeçam as empresas que ligam cabos submarinos de telecomunicações aos Estados Unidos de incluir equipamentos ou tecnologia chinesa.
A complexidade das regras da União Europeia em matéria das telecomunicações foi motivo de um estudo, propondo uma simplificação para que a Europa consiga alcançar o mercado único.
É sobretudo em zonas urbanas, e de maior densidade populacional, que se concentram a maioria das estações de rede móvel 5G. No primeiro trimestre do ano a nova tecnologia já representava 25% de todas as antenas móveis em Portugal.
Desde 2020 que o Governo tem investido em dar melhores condições aos reclusos, instalando telefones fixos nas celas. Mas ainda se espera os resultados do concurso para iniciar a instalação de inibidores de telemóveis e drones.
O novo cabo submarino da Google chama-se Sol e vai ligar os Estados Unidos, Bermudas, Açores e Espanha, pretendendo completar o Nuvem para maior resiliência transatlântica.
O projeto-piloto Smart-Stadium 5G criado pelo MEO Empresas e o Club International de Foot-Ball procura promover o acesso universal ao desporto e já transmite partidas em direto para o YouTube.
Todas as operadoras sofreram falhas graves durante o apagão, mas uma nova análise mostra que a Digi foi a que registou um colapso mais abrupto e prolongado. 90% dos clientes ficaram sem acesso à rede móvel durante um período superior a 24 horas.
O Wi-Fi a bordo dos aviões está a evoluir. Uma nova análise revela que, embora a qualidade da Internet nem sempre seja ideal, várias companhias aéreas estão a apostar na Starlink de Elon Musk, mas também em outras soluções, algumas até melhores e mais acessíveis.
A Lyca Mobile registou o que descreve como um crescimento recorde no mercado pré-pago em Portugal. Durante o verão, a presença dos dos planos Lyca Boss será reforçada, com a marca a apostar numa nova fase de comunicação.
Muitos hábitos adquiridos durante a pandemia vieram para ficar e isso também se aplica aos telemóveis. Os consumidores preferem cada vez mais as lojas online para comprar equipamentos, um crescimento que se faz principalmente às custas dos operadores de telecomunicações.
A crítica à falta de previsibilidade regulatória e da gestão do espectro foi comum no painel do Estado da Nação das Comunicações no congresso da APDC. Ana Figueiredo, da MEO, diz que diz que não há condições para investimento e Miguel Almeida da NOS alerta para a acumulação do atraso tecnológico.
No palco do 34º congresso da APDC, os responsáveis técnicos das três maiores operadoras defenderam que ter redes totalmente à prova de apagões é algo que exige um nível de investimento incomportável, que que sacrificaria áreas-chave, como cobertura e inovação.
Não é novo o recado, mas o que Alessandro Gropelli, diretor da Connect Europe, veio dizer ao Congresso das Comunicações é que é mais importante do que nunca agir. Onde falharmos outros terão sucesso e a conta será paga pelas próximas gerações.
A mais recente edição mensal do Mobility Report da Ericsson mostra que, até ao final de 2025, o número de subscrições 5G deverá alcançar a marca dos 2,9 mil milhões, correspondendo a um terço de todas as assinaturas móveis globais. Os especialistas preveem que este número cresça até 6,3 mil milhões