Dados avançados pelo Portal da Queixa mostram um aumento significativo no número de reclamações relativas à categoria Operadoras de TV, Net e Telefone Low-Cost. A Digi foi responsável pela maioria das queixas apresentadas durante os últimos seis meses.
Uma nova análise da Ookla mostra como o desempenho das redes móveis em Portugal e Espanha se deteriorou progressivamente durante o apagão, à medida que os sistemas de backup esgotavam as suas capacidades.
Nos últimos cinco anos, os operadores de telecomunicações aumentaram em 21% o valor criado pelas suas atividades, mas o retorno acionista baixou. A exceção vai para as empresas mais pequenas que conseguem rácios mais positivos nestes indicadores.
O Governo anunciou hoje a criação de uma equipa “de trabalho técnica e multissetorial” para “a substituição urgente” da rede SIRESP, após esta ter falhado na segunda-feira durante o apagão de energia.
Além das telecomunicações, o Governo determinou auditorias nos sectores da aviação e transportes. A ANACOM está a avaliar o impacto e a resposta no sector das comunicações durante o apagão e “adotará as medidas que se revelarem necessárias”, caso se verifiquem situações de incumprimento da lei.
Há uma nova campanha de adesão aos serviços de internet por satélite da empresa de Elon Musk. A empresa oferece o router e o prato de satélite a quem aceitar um contrato de fidelização de 12 meses. A campanha está a chegar a mercados selecionados.
O primeiro-ministro defendeu hoje que há sempre possibilidade de melhorar procedimentos em crises como o apagão de segunda-feira. O Governo vai criar uma comissão técnica independente e pedir uma auditoria europeia para avaliar os sistemas elétricos dos países afetados pelo corte de energia.
A rede SIRESP continuava hoje de manhã a funcionar com dificuldades nos comandos da PSP de Bragança, Braga, Porto, Portalegre e Coimbra, no INEM e em algumas corporações de bombeiros da região Norte, segundo fontes destas autoridades.
Numa nova atualização, a MEO avança que, até às 9h30 de hoje, os seus serviços estavam repostos "quase na totalidade", realçando que a ativação do plano de contingência foi um dos fatores que permitiu "continuar a garantir os serviços críticos e normalizar as telecomunicações".
Desde as 20:30 que os serviços de eletricidade estão a ser restaurados um pouco por todo o país. A MEO confirma que tem reposto os serviços de comunicação.
A Meo reconfigurou a sua rede, limitando o uso de dados móveis para garantir a funcionalidade dos serviços essenciais e apela para que os clientes façam um uso responsável das comunicações até à reposição da energia.
Perante o "apagão" que está a afetar Portugal, a MEO, NOS e Vodafone confirmaram que os seus serviços se encontram com perturbações e que ativaram os seus planos de contingência para mitigar os efeitos.
De acordo com a ANACOM, os preços das telecomunicações não sofreram alterações em março. A DIGI destacou-se pela oferta mais competitiva em sete dos 11 serviços de telecomunicações analisados.
Na Europa ainda estão a ser discutidas as regras para a prestação de serviços de satélite direto para equipamentos (D2D). A utilização de serviços de acesso à internet fixa com antena, como a Starlink, é residual, representando menos de 1%, indicam dados da Anacom.
Levantam-se cada vez mais vozes a pedir mão firme da Europa na segurança das redes 5G e uma política única e de soberania na gestão destas infraestruturas críticas. Os consumidores são o elo fraco enquanto nada for feito.
O Governo suspendeu a extinção da empresa que gere o SIRESP, decidindo atribuir a esta entidade uma indemnização compensatória de até 19,5 milhões de euros para que continue a funcionar em 2025, segundo um diploma hoje publicado.
A Perplexity AI tem vindo a reforçar a ligação com operadoras em vários países e, em Portugal, a MEO foi escolhida como parceira exclusiva. Para os clientes da operadora, a oferta, que dá acesso à Perplexity Pro durante um ano, estará disponível para ativação até 31 de dezembro.
A falta de cuidado dos passageiros de transportes públicos com o ruído causado a outros passageiros está prevista na lei e dá direito a multas. Falar ao telemóvel em alta voz cabe nesse contexto e a autoridade que fiscaliza a Lei reconhece que já aplicou multas.
O número de incidentes de segurança notificados à Autoridade de Comunicações (Anacom) totalizou 82 em 2024, "mais do dobro registado no ano anterior", invertendo a tendência dos últimos seis anos, divulgou hoje o regulador.
Carlos Bouça, Diretor de Engenharia e Operações da MEO, faz um balanço positivo da primeira edição da iniciativa, destacando as novas oportunidades que as APIs 5G trazem para empresas e programadores. Como é que as vencedoras do MEO 5G API SPRINT estão a responder a desafios reais através da tecnolo
A ANACOM avançou com uma multa superior a 559 mil euros contra a MEO por "violações das regras aplicáveis à celebração e cessação dos contratos por iniciativa dos assinantes" e pela "adoção de práticas comerciais desleais".
A operadora obteve a certificação ISO 22301 que garante a continuidade dos serviços em cenários de crise. A MEO superou os requisitos de identificação, mitigação e monitorização dos processos para garantir a continuidade do negócio.