A ANACOM avançou com uma multa superior a 559 mil euros contra a MEO por "violações das regras aplicáveis à celebração e cessação dos contratos por iniciativa dos assinantes" e pela "adoção de práticas comerciais desleais".
A operadora obteve a certificação ISO 22301 que garante a continuidade dos serviços em cenários de crise. A MEO superou os requisitos de identificação, mitigação e monitorização dos processos para garantir a continuidade do negócio.
O pacote com 1 Gbps de fibra e dados e chamadas móveis ilimitadas custam agora 25 euros por mês. A alteração do preço é válida para todos os clientes com assinatura e novos aderentes.
A Amazon quer montar uma constelação de 3.000 satélites para fornecer serviços de internet de alta velocidade. Os primeiros 27 vão ser lançados a 9 de abril. O projeto Kuiper terá como principal concorrente a Starlink, da SpaceX.
Segundo a ANACOM, a maior subida na portabilidade durante o último trimestre de 2024 foi registada no serviço móvel. Ao todo, 214,6 mil números móveis foram portados, o que corresponde a aumento de 52,8%, avança a entidade reguladora.
Apesar de desafios como os custos elevados e a necessidade de equipamentos especializados, o sector dos satélites está a dar passos firmes. A mudança promete transformar a comunicação global, tornando-a mais acessível e resiliente em situações críticas.
Através de uma nova funcionalidade, os clientes MEO com equipamentos Android compatíveis vão poder transferir cartões SIM físicos para eSIM “de forma direta e autónoma”, afirma a operadora.
A ANACOM avança que os preços das telecomunicações aumentaram 0,3% em fevereiro. Os dados, medidos através do respetivo grupo do Índice de Preços do Consumidor (IPC), mostram que a subida resulta de "alterações ocorridas em ofertas em pacote e em ofertas do serviço telefónico móvel".
A adesão à banda larga continua a crescer em Portugal. Cerca de 3,8 milhões de clientes contrataram serviços de alta velocidade no final do último trimestre de 2024, numa taxa de adesão de 89,2% entre as famílias. A fibra ótica é a tecnologia mais escolhida.
A UE está num momento decisivo da sua estratégia para o Espaço, enfrentando desafios de autonomia, competitividade e inovação. Com potencial geoestratégico e regulamentar, Portugal está em boa posição para ajudar a fortalecer o papel da Europa.
A Altice Labs e a CommScope assinaram uma nova parceria na área da fibra ótica. A junção de forças permitiu a criação da suite de soluções PON Evo para redes FTTH de próxima geração.
As vendas de telemóveis na China continuam a abrandar e as remessas de equipamentos fabricados noutros países abranda ainda mais. O prejuízo é proporcional à posição naquele mercado e isso não são boas notícias para a Apple.
A operadora alemã de Internet Exchanges (IXs) DE-CIX chega agora ao Brasil. Rio de Janeiro e São Paulo foram as cidades escolhidas para instalar dois novos pontos de interconexão, graças a parcerias estratégicas com operadoras de data center, avança a empresa.
A ANACOM realça que, nos últimos três meses de 2024, registaram-se melhorias na velocidade de download e no upload dos acessos fixos à Internet, numa evolução que reflete a adesão dos utilizadores a ofertas com velocidades mais elevadas.
O tráfego total de Internet em banda larga fixa cresceu 12% no quarto trimestre de 2024, atingindo um novo máximo histórico. A fibra ótica reforçou a liderança como a principal tecnologia de acesso.
Os canais da SIC eram uma das grandes falhas na oferta de TV da Digi e das operadora low cost que também passaram a oferecer serviços de televisão no final de 2024. A operadora de origem romena já passou a integrar estes canais na sua grelha e o mesmo acontece na Amigo, Uzo e Woo. Mas continua a hav
Segundo um novo inquérito da DECO PROteste, 40% dos participantes usam, pelo menos, 16 GB de dados por mês. O estudo, que inquiriu 10.515 pessoas, demonstra um aumento exponencial no consumo de dados móveis, impulsionado pela crescente procura por serviços de streaming.
As alterações climáticas não afetam apenas o planeta, mas também as infraestruturas do dia-a-dia. Sem medidas urgentes, o espaço que hoje usamos para satélites pode tornar-se demasiado perigoso e inviável nas próximas décadas.
A NOS foi a operadora mais visada pelo regulador por incumprimentos de regras em contratos com assinantes e por suspensão de serviços de comunicações, somando 1,6 milhões em coimas. A MEO recebeu a coima única mais elevada de 1,4 milhões de euros.
Mais de 30% dos subscritores de serviços móveis em Portugal já usam esses serviços com o suporte de redes de quinta geração, revelam dados da ANACOM, onde também se confirma que a grande maioria dos portugueses usam o telemóvel para aceder à internet.
O Managed LEO+ combina satélites LEO com 4G/5G com o objetivo de garantir conectividade rápida e fiável para empresas em zonas rurais e de difícil acesso, melhorando operações.
Ter capacidade de GPS na Lua simplifica a navegação para futuras missões, permitindo que as naves espaciais determinem autonomamente a sua localização. O avanço promete maior precisão, menos dependência de operadores terrestres e economia de recursos.