Reviews, testes e primeiras impressões dos melhores produtos que chegam ao mercado português. A equipa do SAPO TEK testa smartphones, computadores e outros gadgets para lhe trazer a melhor informação ao minuto e em profundidade
Nas últimas semanas o novo smartphone dobrável da Honor foi uma companhia constante e passou todos os testes de desempenho, usabilidade e bateria, mesmo em situações mais extremas. É fácil perceber porque o colocamos entre os melhores dobráveis do mercado.
Se procura um portátil com um design premium, equipado com o mais recente processador de inteligência artificial para as funcionalidades Copilot, o Surface Laptop 7 pode ser uma excelente opção.
A Motorola está a reforçar a aposta no mercado português e o razr 50 Ultra é um dos smartphones do portfólio que tem provas dadas na qualidade e design para conquistar espaço no campo dos dobráveis.
Testámos o Google Pixel 9 Pro XL, o maior e mais “artilhado” smartphone da nova família Pixel 9 que chega amanhã às lojas. O hardware é o elemento diferenciador mas os trunfos principais são partilhados com os restantes modelos e estão na forma como a inteligência artificial é integrada nas várias f
O formato dos dobráveis já se está a consolidar e a Samsung é a empresa na linha da frente nesta área. A versão 6 dos Galaxy Z Fold e Flip mostra que a "engenharia" está mais madura e agora são as funcionalidades de Inteligência Artificial que trazem o fator de diferenciação, sobretudo com a confirm
Para profissionais, artistas ou criadores de conteúdo que necessitam de ter um estúdio ambulante, o Asus Zenbook Duo é um portátil apetrechado de hardware e de duplo ecrã.
O novo smartphone mais acessível da Google é apresentado como o melhor com Gemini e câmara inteligente abaixo dos 500 euros só que em Portugal o preço é superior. Mas mesmo assim não fica mal na formatura.
O mais recente Vivobook Pro 15 da Asus é um portátil idealizado para artistas e profissionais em movimento, mas poderoso o suficiente para se entreter com as novas propostas de gaming.
A par das câmaras, o Honor Magic6 Pro destaca-se por melhorias na bateria e ecrã, além um desempenho avançado, com o processador Snapdragon 8 Gen 3, que suporta a aposta da marca em novas possibilidades impulsionadas por IA.
A Xiaomi continua a oferecer funcionalidades de topo nos seus modelos de smartphones de gama média, destacando-se o módulo de câmara fotográfica de 200 MP, para utilizadores que se preocupam com a fotografia e não querem gastar muito dinheiro com um smartphone flagship.
Entre uma câmara de ação e uma compacta, o Osmo Pocket 3 da DJI é o assistente ideal para quem quer fazer vlogging ou simplesmente guardar memórias dos melhores momentos com mais flexibilidade, simplicidade de utilização e bons resultados garantidos. Vai ter menos razões para usar o smartphone.
Por fora há poucas mudanças evidentes nos novos Galaxy S24 da Samsung, que mantêm opções de design já assumidas anteriormente. As principais mudanças estão no uso de ferramentas de inteligência artificial que prometem novas formas de comunicar, editar conteúdo e jogar.
A Sony criou o acessório PlayStation Portal totalmente dedicado ao sistema Remote Play, que permite transmitir os jogos em streaming via Wi-Fi para um comando DualSense com ecrã embutido para uma experiência portátil.
A simplicidade do interface e o acesso rápido a todas as ferramentas Google são pontos positivos para quem experimenta os novos Pixel 8, mas foi a capacidade de edição de fotos e vídeo que se destacou na análise aos novos smartphones.
O Honor 90 oferece uma boa experiência no ecrã e na bateria, mas o “brilho” não é suficiente para compensar os aspectos menos impressionantes nas câmaras, escolhas de design e até no software.
O novo smartwatch da Huawei Watch Buds surpreende por integrar um par de auriculares e ainda assim conseguir ter uma autonomia de utilização de mais de uma semana. Mas o Watch 4 Pro é o modelo topo de gama, para quem deseja um design clássico repleto de tecnologia.
Equipado com as especificações mais poderosas do mercado, incluindo um processador Intel Core i9 de 13ª geração e uma gráfica topo de gama GeForce RTX 4090, não há videojogo que “meta” medo ao novo portátil ROG Zephyrus M16. Mas está preparado para investir 5.000 euros numa máquina destas?
A Samsung já tem a fórmula para os smartphones dobráveis estabilizada e os novos Galaxy Z Flip5 e Z Fold5 passaram para o estágio de desenvolvimento onde as melhorias são incrementais e de reforço da resistência. Destaque positivo para a experiência do utilizador e negativo para a subida de preços.
O design do novo Phone (2) da Nothing é muito semelhante ao primeiro smartphone da marca mas esta é uma opção assumida pela empresa que está mais preocupada com uma “utilização com significado” e aposta em funcionalidades do Nothing OS 2.0 para mudar a experiência Android.
A Asus entrou no mercado das consolas portáteis híbridas para competir com o Steam Deck e a Nintendo Switch. Mas oferece uma experiência de PC Windows completa, utilizável em qualquer local: um luxo com um preço a pagar próximo dos 800 euros.
As câmaras fotográficas desenhadas em colaboração com a Leica são o elemento chave na diferenciação dos novos modelos Xiaomi 13 e 13 Pro que vêm equipados com hadware topo de gama e gestão de bateria Surge.
O design é semelhante aos modelos da linha S22 mas por dentro dos novos Samsung Galaxy S23 há muita coisa que muda e isso justifica uma experiência mais premium, onde a câmara de 200 Mpxl do modelo Ultra faz a diferença nas fotografias noturnas.