A Samsung e a Huawei já garantiram que vão avançar com as suas propostas de telefones de ecrãs dobráveis e a Apple já demonstrou que não descarta a hipótese. Já tinha licenciado tecnologia antes e, em outubro de 2018, fez mais um pedido de registo de patente que foi agora publicado pelo United States Patent and Trademark Office, o organismo responsável pela avaliação e aprovação (ou não) de propriedade intelectual naquele país.

A patente mostra um smartphone estilo clamshell um pouco diferente das propostas que têm vindo a ser apresentadas, já que o principal objetivo parece ser o de ser dobrado para caber no bolso, e não propriamente o de apresentar um ecrã maior quando aberto.

tek iphone ecra dobravel

De qualquer forma, na patente está em causa a tecnologia que vai proporcionar a “dobragem” e não propriamente o formato em que poderá surgir. Fala-se em dobradiças e articulações e em métodos para as esconder.

2019 vai ser o ano dos smartphones dobráveis. Saiba o que esperar nos próximos meses
2019 vai ser o ano dos smartphones dobráveis. Saiba o que esperar nos próximos meses
Ver artigo

O pedido de registo em causa surge no seguimento de várias outras patentes, que têm vindo a ser pedidas pela Apple desde 2011, relacionadas com a possibilidade de dobrar dispositivos móveis. De momento, toda e qualquer “movimentação” nesse sentido é foco de atenção, já que são várias as fabricantes que apostam no formato. Já há, inclusive, datas marcadas para a apresentação de novidades por parte da Samsung e da Huawei.

Por parte da Apple não qualquer confirmação de interesse em ir pelo mesmo caminho, embora os rumores existam. Com os pedidos de licenciamento da tecnologia fica pelo menos a certeza de que a marca da maçã não descarta a hipótese.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.