A Capgemini foi escolhida pela Comissão Europeia para coordenar o projeto PHOENIX, no âmbito do programa Horizon 2020. A iniciativa de cibersegurança criada e financiada por Bruxelas tem como objetivo proteger os sistemas e as redes de energia elétrica do European Electrical Power and Energy System (EPES) durante os próximos três anos.

Tendo por base um orçamento de cerca de 10 milhões de euros, o PHOENIX tem não só em vista a melhoria da segurança das infraestruturas de energia, mas também o acelerar da investigação e o desenvolvimento da segurança na área, avança a Capgemini em comunicado à imprensa.

A multinacional francesa vai apoiar a Comissão Europeia a assegurar a segurança do EPES por meio da implementação de um “escudo cibernético” de proteção de dados e de monitorização de possíveis ataques. O PHOENIX permitirá a deteção cooperativa de incidentes, de forma a não só garantir a continuidade das operações, mas também minimizar os impactos negativos nas infraestruturas, no ambiente e nos consumidores.

Europa investe 11 mil milhões em desafios atuais. Cibersegurança e economia digital são exemplo
Europa investe 11 mil milhões em desafios atuais. Cibersegurança e economia digital são exemplo
Ver artigo

“A cibersegurança tornou-se num aspeto crítico para todos os programas de transformação digital dos sistemas de informação, bem como num fator essencial no que diz respeito aos ativos e às infraestruturas industriais”, afirma Farhan Sahito, coordenador do PHOENIX na Capgemini, citado em comunicado. No âmbito do projeto, a empresa já desenvolveu uma abordagem que tem em conta cenários de possíveis incidentes que podem comprometer dados críticos e que estará presente nas várias fases do programa.

O projeto coordenado pela Capgemini é composto por um consórcio de 24 parceiros de 10 países da União Europeia. Nele incluem-se as principais entidades europeias nas áreas da energia, serviços públicos e ciência da Holanda, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Itália, Luxemburgo, Noruega, Roménia e Eslovénia.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.