Portugal continua na rota dos grandes eventos tecnológicos. Depois de assegurar o Web Summit por muitos anos, surgem os “efeitos colaterais” de atração de outras iniciativas e eventos relacionados com tecnologia, e não só. O VR/AR Global Summit Europe será realizado em Lisboa no próximo ano, nos dias 5 e 6 de junho, como adianta o seu site oficial.

O certame é organizado pela VRARA, uma associação mundial que representa a tecnologia de realidade virtual e realidade aumentada. O evento estreou-se em Vancouver, no Canadá, e o salto para a Europa arranca com uma primeira edição em Lisboa. Segundo o comunicado, o evento será realizado no Pavilhão Carlos Lopes, mas não existem ainda detalhes em concreto sobre o programa de atividades ou convidados.

A cimeira tecnológica conta com apresentações, demonstrações, workshops, keynotes e eventos VIP, destacando o que melhor esta indústria tem para oferecer. O evento deverá contar com algumas das maiores empresas do setor, mostrando aplicações práticas e sobretudo os videojogos, sobressaindo-se equipamentos como o Oculus Rift, o HTC Vive ou mesmo PlayStation VR. Poderá ser uma oportunidade também para a Microsoft fazer um ponto de situação sobre o Holo Lens, assim como a Magic Leap mostrar a sua tecnologia. Há cada vez mais fabricantes e soluções de realidade virtual e aumentada, e 2019 promete grandes novidades no sector.

“Lisboa é um centro global para tecnologias imersivas e tem mais de 60 empresas a trabalharem diretamente nas áreas de realidade virtual e aumentada. Este vai ser o maior e melhor evento do género na Europa”, referiu Anne-Marie Enns, produtora executiva do VR/AR Global Summit. A chegada do evento a Portugal foi igualmente aplaudido por Paulo Soeiro Carvalho, Director Municipal de Economia e Inovação, da Câmara Municipal de Lisboa. "Estamos muito entusiasmados por receber o VR/AR Global Summit 2019 em Lisboa. Acreditamos que esta Cimeira Global será uma contribuição importante para a nossa visão de tornar Lisboa uma das cidades mais inovadoras e criativas da Europa", refere no comunicado.

Apesar da prometida dimensão e importância do VR/AR Global Summit Europe, os eventos relacionados com realidade aumentada não são inéditos em Portugal. Anualmente, a ITPeople organiza o RALI (Realidade Aumentada em Lisboa), que já conta com seis edições, procurando reunir especialistas na área e divulgar novas experiências em torno da tecnologia.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.