Este ano vivemos uma Páscoa diferente, contudo, porque não aproveitar o tempo extra em casa para distrair um pouco a mente e relembrar boas memórias do passado, a solo ou em família? No website Classic Reload, pode entrar em modo retro e encontrar mais de 6 mil videojogos grátis, que podem ser jogados diretamente a partir do browser sem instalar nada.

A página afirma-se como um autêntico museu virtual, tendo em vista a preservação de videojogos vintage em diversas plataformas. Aqui pode, por exemplo, fazer uma viagem pelo tempo até ao ano de 1972 e relembrar, ou até mesmo descobrir pela primeira vez, a simplicidade divertida dos jogos da consola Magnavox Odyssey.

Ainda se lembra do ZX Spectrum? Se passou a sua juventude a jogar no famoso microcomputador da Sinclair poderá recordar os bons velhos tempos através da coleção do Classic Reload. Era mais fã dos jogos para MS-DOS? Na plataforma encontrará imensos títulos para o primeiro sistema operativo da Microsoft, desde os mais conhecidos, como Doom, Oregon Trail ou Prince of Persia, a jogos mais obscuros. Nem a primeira consola da japonesa SEGA foi esquecida, assim como diversos títulos que figuravam apenas nas máquinas de arcade dos anos 80 e 90.

O website conta com um design simples, permitindo ao utilizador explorar a coleção de jogos por nome, ano de lançamento, género, plataforma ou pela empresa que criou o título em questão. Uma vez que os jogos são todos emulados no browser, não é necessário fazer qualquer tipo de download.

Sugestão TeK: 6 apps de videochamada para manter "contacto" com amigos, familiares e colegas sem sair de casa
Sugestão TeK: 6 apps de videochamada para manter "contacto" com amigos, familiares e colegas sem sair de casa
Ver artigo

Por vezes pode ser necessário esperar um pouco até o jogo fazer o loading completo, ou até mesmo fazer refresh à página quando “encrava”, mas o que seria a experiência do retrogaming sem alguns pequenos "glitches"? Problemas técnicos menores à parte, Classic Reload promete horas de diversão. Mesmo que esteja longe da família ou amigos, pode sempre recorrer à tecnologia e marcar uma sessão de jogos virtual para passar uma Páscoa “em cheio”.