"Ande connosco" é o tema central da Semana da Mobilidade Europeia, que promove novas formas de deslocação para evitar o uso dos poluentes carros. Passamos demasiado tempo sentados e a ideia é promover formas seguras de andar a pé e de bicicleta para fazer exercício e manter o coração e o corpo saudáveis.

Os dados partilhados no site da iniciativa indicam que os ciclistas vivem mais dois anos do que quem não anda de bicicleta, em média, e que 25 minutos de caminhada por dia podem adicionar sete anos de vida.

No ano passado Portugal foi um dos finalistas dos prémios EuropeanMobilityWeek, com as ações organizadas, que incluíram visitas de museus em bicicleta, workshops de reparação e a inauguração de 31 postos de partilha de bicicletas, faixas para andar de bicicleta e novos estacionamentos.

Este ano há 101 participantes registados em Portugal, entre vilas e cidades que promovem um dia sem carros aos que têm soluções mais permanentes e desenvolvem iniciativas específicas durante esta semana.

O site português, desenvolvido pela agência portuguesa do ambiente, dá também uma perspetiva sobre a iniciativa deste ano e o que foi feito em anos anteriores.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.