Ao registar os mais variados momentos das suas férias em família com a ajuda da sua fiel câmara fotográfica, há sempre uma ou outra fotografia que não fica exatamente como deseja, certo?

Há imagens que ficam demasiado escuras, outras com luminosidade a mais por causa da luz solar, sendo que muitas vezes pode inclusive ser necessário recortar uma ou outra fotografia que se pretenda mais bem enquadrada…

Nesse sentido, e por mais eficazes que sejam as funcionalidades das câmaras fotográficas para adaptar as definições aos cenários e situações em que as fotos estão a ser captadas, decerto já sabe que existem programas de edição de imagem que podem ajudá-lo a aprimorar, corrigir e ajustar os mais variados parâmetros das suas fotos.

Há comandos e opções que permitem ajustar vários pontos automaticamente, para que não tenha de perder demasiado tempo em busca do menu indicado, e, dependendo de cada programa, existem formas de fazer praticamente tudo o que deseja com os seus registos.

No entanto, lembre-se que certas situações e “problemas” associados às suas imagens serão de todo impossíveis de solucionar. Uma fotografia que tenha ficado desfocada dificilmente será possível de recuperar, por exemplo, ao mesmo tempo que demasiado “grão” na imagem, provocado por escassez de luz, pouca resolução ou sensibilidades ISO demasiado elevadas, poderá igualmente ser complicado de contornar.

Mas há muito que se pode fazer no ajuste das suas imagens, sendo que existem também diferentes tipos de programas, uns mais completos que outros. E uns que são gratuitos, obviamente, face a outros que acarretam um “investimento” inicial ou uma subscrição mensal.

Normalmente, o utilizador menos exigente, aquele que procura apenas efetuar ajustes ligeiros às fotografias, certamente ficará com a questão resolvida ao utilizar um simples software de edição de fotos gratuito. Por outro lado, um fotógrafo entusiasta vai necessitar de dedicar algum tempo às fotografias que capta, usando para isso um programa mais avançado e… caro. Descarregue sempre a versão de experiência, normalmente de 30 dias, antes de proceder à compra efetiva.

Um exemplo disso mesmo é o incontornável Adobe Photoshop, que inclui o Camera Raw, ou um dos seus “colegas” Elements ou Lightroom. Mas são várias as opções neste campo da edição de fotografias, para utilizações mais ou menos exigentes, pelo que de seguida lhe deixamos dez sugestões que vale a pena espreitar.

Não são todas as que o mercado do momento disponibiliza, mas é uma seleção bastante composta dos programas que pode encontrar para o efeito, sendo que alternamos entre opções gratuitas e pagas. As suas fotos merecem o melhor, dedique algum tempo a dar-lhes aquele “toque especial”…

Eis alguns dos melhores programas de género:

 

E aqui estão outras cinco sugestões, desta vez todas gratuitas:

 

Além destas dez sugestões gratuitas e pagas, podemos dar-lhe outras dez que pode também considerar para cumprir a missão de melhorar (ainda mais) os seus registos fotográficos, sejam eles mais ou menos avançados. Há opções para todos os gostos, carteiras e exigências de utilização.

Outros programas de edição de fotos/imagem:

Photoshop Online – Uma versão (muito) simplificada do Photoshop, baseada no browser. Serviço completamente gratuito, mas não espere muito dele...

Pixlr – Programa “leve” e simples de usar. Custa cerca de 15 dólares por ano e existe uma versão gratuita mais limitada.  

FotoFlexer – Um serviço de edição de fotos online e com base no browser.  

PhotoScape – Outro gratuito entre os “editores” de fotos. Vale a pena experimentar, no mínimo.

DxO Optics Pro 11 – Um programa bastante conhecido entre os fotógrafos profissionais e mais entusiastas. Boa opção para quem trabalha com ficheiros RAW e necessita de ajustar efeitos de distorção de objetiva, por exemplo. Desde 129 euros.  

Phase One Capture One Pro 9 – Outra opção mais destinada a profissionais da fotografia, com suporte para mais de 400 câmaras. Versões PC e Mac. Custa 279 euros.

Affinity – Um software de edição de imagem e fotografia disponível apenas para Mac e com muitos e bons recursos, opções e possibilidades. Custa 50 euros.  

Fotor – Outra opção válida entre os programas do género, neste caso com um custo de 40 dólares.

Acdsee Pro 10 – A troco de 60 dólares, esta é a versão mais recente de um dos programas de edição de imagem/fotografias mais antigo de sempre.

Zoner Photo Studio 18 – A nossa última sugestão possibilita ajustes rápidos e ainda organização de fotos por pastas, tal como outros casos referidos acima. Desde 50 dólares.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.