O perigo é hoje tão grande nos smartphones como foi em tempos nos computadores, quando estes eram a principal forma de acedermos à internet e comunicarmos por mail e instant messaging: há ficheiros que nos chegam e que, quando colocados em funcionamento, podem efetivamente “infetar” o nosso terminal.
Estes conteúdos dão pelo nome de malware, entre outras designações, e os respetivos criadores podem ter muitas finalidades em mente, desde o roubo de passwords e dados pessoais até ao bloqueio do smartphone, que somente poderá depois ser acedido após envio de uma contrapartida para o “cibercriminoso”.
Mas esta é apenas a “ponta do iceberg” no que diz respeito a segurança e ameaças informáticas/tecnológicas, pelo que, no fundo, o que mais interessa é encontrarmos um método eficaz de prevenir estes ataques e garantir que o nosso terminal funciona sem problemas.
Apps móveis que podem ajudar a proteger o smartphone, desenvolvidas por fabricantes de antivírus conhecidos:
Isto porque determinados ficheiros do género, enquanto tentam levar a cabo a sua nefasta função, podem acabar por tornar o smartphone menos funcional e mais lento, por exemplo.
Manutenção e segurança
Nesse sentido, entre os milhares de apps móveis gratuitas que encontramos na loja da Google estão vários exemplos de como podemos, por um lado, tentar proteger o smartphone e, por outro lado, tentar fazer com que ele permanece livre de conteúdos desnecessários.
São alguns exemplos de apps do género que encontra nas galerias deste artigo, em função dos tops do momento na Google Play. O objetivo passa por verificar que apps móveis podem ajudar a proteger o seu smartphone, isto partindo do princípio de que este não fica sobrecarregado com essa instalação seja de que forma for.
Apps móveis que podem ajudar na proteção do smartphone:
Nestes casos, todos os exemplos sugeridos são gratuitos e estão virados para dois grandes tipos de ação: a proteção/limpeza, para supervisionar o terminal e respetivo sistema operativo móvel; e a proteção do sistema via apps gratuitas que são criação das marcas de software de segurança que já conhecemos dos computadores.
Estas, além de servirem para, de certa forma, limparem o smartphone e impedirem a acumulação de ficheiros desnecessários e maliciosos, ainda conseguem executar scans para verificar se está presente alguma espécie de malware ou aplicação maliciosa, por exemplo.
Havendo uma ameaça, estas soluções lançam o alerta e acabam por sugerir a solução mais eficaz no momento. Apesar de gratuitas, podem ter um papel importante a desempenhar no seu smartphone. Ainda assim, não recomendamos a utilização e/ou instalação de mais do que uma, visto que estes recursos podem eventualmente "pesar" um pouco no sistema e consumir mais memória interna é de RAM do que seria recomendável.
Nas galerias acima encontra então algumas soluções do género, que prometem zelar pelo bem-estar e segurança do seu terminal móvel Android. Pode experimentar qualquer uma delas para finalidade em causa, mas alertamos para o facto de o melhor procedimento anti-malware ser mesmo o nosso bom senso.
Para proteger o seu equipamento e respetivo sistema operativo móvel, redobre a atenção no que diz respeito a apps, ficheiros e ferramentas extra.
Não instale as que vão além das suas necessidades diárias, não abra ou descarregue ficheiros anexados a emails duvidosos que receba e dê especial atenção a janelas de chat nas redes sociais vindas de contactos que não conhece.
Se o seu comportamento se pautar por estas e outras diretrizes, certamente que as apps que sugerimos acima podem nem ser de todo necessárias. O bom senso é “rei”.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários