É inevitável: é cada vez mais cedo que cada criança começa a manusear o smartphone, o tablet ou o computador aliciada com a magia da internet e de toda a quantidade de diversão que pode chegar-nos a partir da rede e do vasto universo de apps móveis que existe hoje em dia.
Mas é em busca de quantidade que deve instruir os mais novos quando estes têm acesso aos mais variados conteúdos online, e não estamos a falar dos melhores jogos e séries de TV ou filmes de animação, por exemplo.
Estes podem ser bastante educativos e ensinar valiosas lições aos seus filhos, nalgumas situações, mas estamos efetivamente a falar de recursos e sites capazes de ensinar verdadeiramente algo às crianças e adolescentes em idade escolar. Especialmente agora, em tempo de férias, numa altura em que podem ficar “destreinados” relativamente a hábitos de leitura, estudo e pesquisa.
Por outro lado, entre a imensidão de conteúdos e websites que existem à escala global, mais interessante ainda é perceber que muitos desses recursos estão em português de Portugal. E dizemos português de Portugal porque os sites brasileiros são outra excelente fonte de conteúdos e sites educativos em português. Basta pesquisar um pouco no Google…
Atividades, jogos e conhecimento
São várias as áreas em que se pode dividir este conjunto de conteúdos para crianças que está disponível na internet. Contudo, nos mais visitados e utilizados sites em português, os tipos mais encontrados centram em jogos, como não poderia deixar de ser, atividades do tipo “une os pontos” ou desenhos para ilustrar (de forma interativa e digital) e, acima de tudo conhecimento.
Neste caso em particular, são várias as plataformas que incluem muitos conteúdos escritos e em vídeo, principalmente, que acabam por assumir-se como verdadeiras enciclopédias online, preenchidas com toda a informação e saber necessário para elaborar os trabalhos de casa mais exigentes.
Por outro lado, pesquisando entre os jogos na Google Play ou na App Store encontramos vários dedicados aos mais novos e bastante educativos, transmitindo ensinamentos interessantes e úteis às crianças, além de as conseguirem entreter durante algum tempo…
Assim, quando o seu filho lhe pedir para utilizar o smartphone para jogar ou ver vídeos no YouTube, experimente apresentar-lhe alguns dos sites que indicamos na galeria acima – é bem possível que floresça na criança o desejo de ficar a saber mais e de pesquisar informação útil.
O saber não ocupa lugar, já diz o ditado, e visitar e explorar este tipo de sites é meio caminho andado para continuarem em boa forma em termos de conhecimento enquanto não regressa o período escolar, em setembro.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Mats Steen: a história de um jogador de World of Warcraft que foi além do virtual -
App do dia
Sky Force Reloaded: Um clássico arcade renovado para o século XXI -
Site do dia
Transcreva ficheiros áudio e vídeo em várias línguas e formatos com o Yescribe.ai -
How to TEK
Cansado de respostas na pesquisa do Google com elementos de IA? Saiba como desativar
Comentários