Sim, sabemos que são os auscultadores sem fios e baseados na tecnologia Bluetooth que mais estão de momento na “ribalta”, reunindo a preferência de grande parte dos utilizadores.

Mas também sabemos que mesmo esses utilizadores fazem questão de ter um par de auscultadores tipo auricular para as mais diversas finalidades menos “exigentes”, e no qual pretendem gastar o mínimo possível. E isto partindo do princípio de que desejam adquirir um modelo ligeiramente melhor que o que normalmente acompanha um smartphone ou leitor de MP3 novo.

Nesse sentido, o que acabamos por encontrar em praticamente todos os auscultadores deste segmento, hoje em dia? Além da óbvia “vocação” para transmitir som a partir de qualquer equipamento do género com ligação áudio de 3,5 mm, há outros pormenores a registar.

 

E são todos bastante comuns: a presença de comandos multimédia a meio do cabo, algo que facilita bastante reprodução das músicas preferidas que tem no smartphone, e que agora também permitem atender e desligar chamadas, visto que esta é a outra grande utilidade deste tipo de phones: fazer equipa com o smartphone nas conversações por voz. Aliás, os auriculares são um acessório bastante comum junto do smartphone.

Para isso, os auscultadores com fios incluem microfone instalado algures no cabo ou no módulo que inclui os comandos multimédia. Se conseguir, opte por um design de cabo tipo fita, já que esta características ajuda a reduzir drasticamente aqueles incómodos momentos em que encontramos os fios dos auscultadores completamente enrolados e “embaraçados”.

Os cabos em causa têm normalmente entre um e três metros. Da mesma forma, é hoje normal que cada modelo de auscultadores tipo auricular inclua elementos de borracha de três dimensões distintas, aquelas “peças” que nos auriculares encaixam dentro das orelhas do utilizador.

Praticamente todas as marcas tentam hoje proporcionar o máximo de conforto durante a utilização, ao mesmo tempo que fazem por incluir uma qualidade de som razoável e à medida do preço pedido por cada modelo.

Claro que, se procura qualidade de som mais premium, poderá ter de procurar auscultadores um pouco mais caros que os que mostramos neste artigo. Mas na galeria acima incluímos, ainda assim, um ou outro modelo mais “poderoso” no som, de marcas praticamente “obrigatórias” neste segmento.

E não nos esqueçamos que dentro deste “mercado” dos auscultadores com fios tipo auricular há várias subcategorias, por assim dizer: há os que se destinam essencialmente a acompanhar o utilizador durante a prática de desporto, há os que reforçam o silêncio com funções de supressão de ruído e há os que são mais dedicados aos jogadores, por exemplo.

Mas esses são ligeiramente mais dispendiosos, pelo que vamos guardá-los para outro artigo tipo Montra aqui pelo TeK. Espreite acima os modelos “acessíveis” mais recentes nas lojas. E não deixe de ficar a conhecer estes auscultadores sem fios.