A internet veio revolucionar a sua vida tecnológica a vários níveis e um deles é, seguramente, o envio de informações e conteúdos. Houve alturas em que tais processos estavam mais dificultados, é certo, pois as velocidades das ligações eram limitadas, da mesma forma que praticamente todos os operadores estipulavam limites de downloads e uploads. Havia até programas criados propositadamente para contabilizar as quantidades de MB que já tínhamos descarregado até então…

Ultrapassada essa era, os tempos que correm são dominados pelas ligações baseadas em fibra ótica e pelas subscrições integradas no que toca a serviços tecnológicos, por assim dizer, o que faz com que os recursos relacionados com a internet sejam praticamente ilimitados, tanto a nível doméstico, como em ambientes profissionais.

E é este facto que sustenta o sucesso dos serviços online de armazenamento, backup, transferência, partilha e sincronização de ficheiros. E listamos todas estas cinco utilidades porque é precisamente isso que as plataformas do género permitem fazer hoje em dia. E sem termos de pagar seja o que for, o que acaba por ser o melhor da situação.

Porque não enviar por email?

Pode simplesmente enviar ficheiros de qualquer género e em qualquer formato por email, certamente. Mas lembre-se que este processo não substitui os serviços que lhe mostramos a seguir, até porque plataformas de email gratuitas como o GMail, por exemplo, limitam a dimensão dos anexos até 25 MB (a partir daí tem de enviar os conteúdos em causa através de um link que possibilita a descarga dos ficheiros).

É precisamente esse processo que serve de base aos serviços do género. Tudo começa com a criação de uma conta gratuita, em que tem de fornecer um email e definir uma password de acesso. Até aqui tudo é simples e semelhante a tantos outros serviços online. Depois o segredo está no espaço a que passa a ter direito nos imensos discos rígidos dos servidores online em que assentam os serviços.

Pode assim guardar os seus ficheiros nesse espaço fazendo upload dos mesmos, num esquema como o que conhecemos do Dropbox, por exemplo, em que até pode organizar tudo por pastas. Imagine então que tem um ficheiro com 1,5GB numa destas pastas – basta selecionar a opção ‘Partilhar’ com este ficheiro selecionado, adicionar o email de destino e fazer ‘OK’. O destinatário recebe por correio eletrónico um link que permite descarregar esse ficheiro, sendo que o ficheiro passa a estar partilhado com esse utilizador.

Envios diretos e sem ter de criar conta

Esta é uma das formas de envio de grandes ficheiros pela internet que estes serviços assumem. A outra forma é em tudo semelhante, mas não inclui a componente de armazenamento que descrevemos acima. Estamos a falar de um processo com o do WeTransfer, por exemplo, em que tudo é mais simples.

Há lugar ao upload e o destinatário recebe um link para a descarga do ficheiro, mas este não está armazenado num esquema de pastas. A vantagem é que não precisa de perder tempo com a organização de pastas e até é dispensada a parte da criação de uma conta...

Explicadas ambas as formas de funcionamento deste tipo de serviços, deixamos abaixo aqueles que mais utilizamos e que, de certa forma, reúnem consenso e preferências entre os muitos utilizadores intensivos de internet com que contactamos todos os dias, seja em contextos profissionais ou pessoais.

São todos gratuitos e podem ajudá-lo sempre que precisar de partilhar ficheiros grandes pela internet. E até se precisar de armazenar um conteúdo ou outro. Deixámos vários de lado, uns melhores do que outros, e queremos deixar um conselho especial: tenha apenas especial cuidado com a questão da segurança e tenha atenção na hora de partilhar os seus ficheiros. Digitar mal o email do destinatário pode deitar tudo a perder…

Nota da Redação: O texto foi alterado para incluir mais uma sugestão para partilha de ficheiros.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.