Sejam ficheiros ou programas maliciosos, sites com conteúdo para adultos ou vídeos e fotos menos apropriados que encontramos facilmente nas redes sociais, todos os cuidados são poucos no que diz respeito a resguardar os mais novos, já que é quase inevitável que tenham acesso ao computador em muitas situações do nosso dia a dia.
Aliás, dependendo da idade da criança, é até normal que esta tenha até já o seu próprio computador para os mais variados propósitos, visto que estes equipamentos acabam por ser um importante recurso no desenvolvimento e preparação a vários níveis.
Mas os problemas podem surgir quando a criança é mais curiosa do que é suposto e porque é quase impossível que consigamos manter uma vigilância contínua face ao que se passa no nosso computador durante o empréstimo ou no computador dos mais jovens durante a respetiva utilização.
Soluções provenientes das fabricantes de suites de segurança convencionais:
Mais: outras necessidades relacionadas passam por desejarmos limitar o tempo de utilização do computador, restringir o lote de sites que podem ser visitados, selecionar os programas que podem ser abertos e usados, e registar o “historial” de utilização durante o tempo em que a criança está em ação com a máquina.
Soluções de controlo parental para Windows com base no browser:
Nesse sentido, reunimos nas duas galerias deste artigo dois tipos de programas e aplicações que se destinam a controlar o que os mais novos fazem com o computador: um grupo está relacionado com o que disponibilizam os principais fabricantes de soluções de segurança nas suas suites, enquanto o outro grupo inclui soluções e/ou serviços que diferem por apresentarem um uso a partir da Web ou por serem programas criados por empresas menos conhecidas, por assim dizer.
Há, contudo, um ponto a ter em atenção: todos estes recursos destinam-se a uma instalação no computador Windows e não em tablets e smartphones; nesses casos sugerimos que espreite algumas soluções que reunimos num artigo recente sobre segurança em terminais móveis.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários